TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Inovadora

Por:   •  29/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente documento é sobre a proposta da Atividade Inovadora da matéria Cultura Brasileira, mas concretamente o levantamento de informações de um aspecto do patrimônio cultural. No caso um lugar que apresenta atividades culturais, pude visualizar a igreja presente em meu bairro, Jaguaré- Zona Oeste, onde frequentei durante bons anos.

O objetivo é direcionar visibilidade a um local onde ocorrem diferenças manifestações culturais e que consegue atrair uma boa parte de pessoas não somente pela religião, Católica, mas também por atividades recreativas.

A metodologia usada foi a pesquisa ao site que a própria paróquia disponibiliza e a conversa com as pessoas que trabalham no local.

FICHA PATRIMONIAL

● Nome do local escolhido: Paróquia São José, Igreja São José ou São José.

● Imagem: (Estão presentes na área “Anexo” deste documento).

● História: A igreja São José é a mais antiga do bairro do Jaguaré, foi criada pelo decreto do Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, a Paróquia São José do Jaguaré, mantida pela Congregação de Santa Cruz, fundada pelo Bem-Aventurado Padre Basil Anthony Moreau, Educador (1799-1873) está no bairro do Jaguaré desde fevereiro de 1945, colocando-se à disposição dos moradores por meio de cuidados pastorais, médicos, assistenciais e educacionais. A partir dos anos 80, a atuação no bairro se organizou e sistematizou por meio da implantação dos Centros Educacionais e Comunitários da Vila Nova Jaguaré. Em uma consulta às mães da comunidade, na época muito carente, Padre Roberto Grandmaison definiu a forma por meio da qual a Congregação de Santa Cruz, o Colégio Santa Cruz e a Paróquia de São José poderiam tornar-se mais presentes no serviço à população da Vila Nova Jaguaré: apoiando a comunidade na educação de crianças, por meio de atividades que as incentivassem ao estudo e desenvolvessem o gosto pela escola.

● Períodos importantes:

- 24/12/2018- Houve uma apresentação teatral de jovens sobre o Natal.

- 20/01/2019- Houve a Santa Missa Jovem em que reuniu muitos jovens mostrando sua presença e conexão com esse público.

- 12/10/2019- Houve a passagem da imagem da Nossa Senhora Aparecida pelo bairro enquanto cantavam sobre a mesma.

● Significado para a comunidade: Para a comunidade a igreja é muito importante não só pelas missas mas, pelo trabalho desenvolvido pela Congregação Santa Cruz que abre o espaço para a recreação infantil/juvenil e diversos outros projetos como aula de violão e ballet. Além das quermesses, eles sempre coletam roupas para as campanhas do agasalho e doação de alimentos para famílias que estão em uma situação mais vulnerabilizada.

As C’s promovidas nessa atividade são: A comunicação e o pensamento crítico.

CONCLUSÃO

Neste documento abordei o assunto proposto pela Atividade Inovadora, que foi o levantamento de informações sobre um lugar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com