TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Avaliação Didática B

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO – MEN

DISCIPLINA DIDÁTICA (6320/5329/9319)

DIÁRIO DE APRENDIZAGEM

Eduardo Philippe Grotmann

FLORIÁNOPOLIS

2019

“Mergulho no escuro na fuga da insanidade. Busco a loucura como quem procura sua própria forma de liberdade. E em tese eu me prendo às coisas assim como palavras ao vento. E aquilo que me liberta é o que me aprisiona, o que me sacia é aquilo que me devora, e o que me lembra é exatamente o que eu me esforço para esquecer.(…)” (Eduardo Philippe Grotmann)

1. PERFIL: QUEM SOU EU?

[pic 2]

Registrar de modo descritivo (texto) ou como resposta as pergunta abaixo – (trazer para este documento as questões elaboradas no Perfil do aluno [aprimorando-as quando possível]).

  1. a) Nome: Eduardo Philippe Grotmann
  2. b) Endereço: Avenida Desembargador Vitor Lima, 700
  3. c) Curso: Ciências Sociais
  4. d) Turno: Noturno
  5. e) Que atividades você desenvolve atualmente (no curso ou além dele, com a carga         semanal aproximada)? Atualmente estou apenas cursando 4 (quatro) disciplinas no curso         de graduação em Ciências Sociais, sendo três delas obrigatórias e 1 (uma) optativa, com         carga semanal aproximada de 18 horas/aula.
  6. f) Outros aspectos que considera importante. Gosto bastante de escrever, já tive inclusive         um blog (Tumblr) onde postava alguns textos de minha autoria. Assim também como         aprecio muito a leitura e fotografia. Sou uma pessoa muito ligada a minha família, incluindo         meu cão (que residem em outra cidade) e a minha namorada.

        

2. A ESCOLA E EU: NOSSA RELAÇÃO

Registrar de modo descritivo (texto) ou como resposta as pergunta abaixo:

        a) Que palavras (no máximo 3) você associa à palavra ‘Didática’? Aprendizado,         compartilhar e ensino-aprendizado.

        b) Como foi sua inserção ao universo escolar como aluno/a? Minha inserção no universo         escolar foi aos 6 anos de idade, entrando no ensino fundamental, em uma escola pública na         cidade de Blumenau (SC). Porém, lembro-me pouco dos primeiros anos do fundamental. O         que vem mais à tona é do quarto ano do fundamental, onde tive uma excelente Professora e         eu amava ir as aulas (pra escola) por conta da aula dela. No decorrer dos anos, até me         formar no ensino médio, estudei todos os anos em escolas públicas. Não passei por grandes         problemas (até porque sou privilegiado pelo simples fato de ser homem, branco,         heterossexual e cisgênero).

        c) Como caracteriza sua relação com a escola e com o que ela representa? Vejo que a         minha relação com a escola era muito melhor no ensino fundamental. No decorrer dos anos,         do sexto ano em diante as coisas começaram a desandar um pouco, o ânimo pra ir as aulas e         focar no conteúdo, estudar em si, não era mais o mesmo. Minhas notas começaram a cair, e         assim continuou sendo até eu concluir o ensino médio. Atualmente, na faculdade (nesses 6         semestres que já conclui do curso) tive altos e baixos. Houve problemas em relação a         quantidade de conteúdo ou dificuldade para entender explicação de aula de um Professor,         mas tento sempre me dedicar ao máximo, mantendo como prioridade minha saúde mental.

        d) Já teve (ou tem) experiência como professor ou monitor? Onde? Quando? Por         quanto tempo? Você gostou? Como você avalia esta experiência para sua formação?         Não, nunca tive experiência nem como professor ou monitor. Porém, avalio como essencial         ter uma experiência/vivência como professor ou monitor para a minha formação, visto que         pretendo seguir a habilitação em licenciatura.

        e) Como avalia, até este momento, sua formação para ser professor/a? Até o momento,         de forma relativamente positiva. Apesar de em diversos momentos seja exigida a habilidade         de falar em público e apresentar trabalhos individualmente, me apaixonei pelo que o curso         proporcionou até os dias atuais e por ele também ter dado a oportunidade de enfrentar meus         maiores medos/dificuldades: expor minhas ideias e falar em público.

        f) Em que área de atuação e atividade profissional deseja atuar após formado/a? Ainda         não sei ao certo o que almejo e em que área desejo atuar após formado.

        g) Por que quer ser (ou não) professor/a? O curso de Ciências Sociais me dissuadiu, sai         da zona de conforto e concedeu instrumentos para reexaminar e pensar velhas noções,         fugindo de um senso comum que ali por muitas vezes existia. Com o curso percebi também         que em muitos momentos admitir e aceitar uma postura “neutra” em face de situações de         imensa desigualdade pode ser um artifício que colabora para que isso se sustente. Assim         também como me ajudou a ter mais certeza ainda de que estou no curso certo e da         necessidade de uma educação pautada no respeito às diferenças, popular, laica, gratuita e de         qualidade.

        Outro fator determinante para eu querer ser educador é que tenho uma irmã de 6 anos com         uma síndrome rara (Síndrome de Williams-Beuren – SWB), e gosto de crianças. Até cogitei         em certo momento fazer graduação em Pedagogia, porém segui com Ciências Sociais         mesmo. Tenho interesse em trabalhar com crianças que sofrem com essas e outras         síndromes ou que precisam de um maior e mais cuidadoso acompanhamento, pois         realmente são crianças que tenho um grande carinho, por serem muito especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (425.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com