TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CAPOEIRAGEM FEMININA RELAÇÕES DE GÊNERO NO MOVIMENTO CAPOEIRA MULHER EM BELÉM - PA

Por:   •  31/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.926 Palavras (20 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

LUANA DE NAZARÉ PINTO PENA

A CAPOEIRAGEM FEMININA

RELAÇÕES DE GÊNERO NO MOVIMENTO CAPOEIRA MULHER EM BELÉM - PA

BELÉM – PA

2016

LUANA DE NAZARÉ PINTO PENA

A CAPOEIRAGEM FEMININA

RELAÇÕES DE GÊNERO NO MOVIMENTO CAPOEIRA MULHER EM BELÉM - PA

Pré projeto do trabalho de Conclusão de Curso de Graduação apresentado ao Centro de ciências humanas e sociais da Universidade da Amazônia como requisito para a obtenção do grau de Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais.

Orientador: M. Sc. Rachel Abreu

Belém - PA

2016

LUANA DE NAZARÉ PINTO PENA

A CAPOEIRAGEM FEMININA: RELAÇÕES DE GÊNERO NO MOVIMENTO CAPOEIRA MULHER EM BELÉM - PA

 

Pré projeto do trabalho de Conclusão de Curso de Graduação apresentado ao Centro de ciências humanas e sociais da Universidade da Amazônia como requisito para a obtenção do grau de Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais.

Orientador: MSc. Rachel Abreu

Banca Examinadora

 

_____________________________________________

Rachel de Oliveira Abreu

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

 

_________________________________________

 Prof. Carla Figueiredo Marinho Saldanha

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

 

_________________________________________

 Prof. Dra. Maria Fátima Fonseca

 UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

 

Apresentado em: 16 / 12 /16

 

Conceito: ___________________

BELÉM - PA

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. PROBLEMA DE INVESTIGAÇÃO        4

3. OBJETIVOS        5

3.1 Objetivo Geral        5

3.2 Objetivos Específicos        5

4. JUSTIFICATIVA        5

5. REFERENCIAL TEÓRICO        6

6.  REFERENCIAL METODOLÓGICO        11

7. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS        14

7.1 Cronograma.        14

REFERÊNCIAS        14

        


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho discutirá as relações de gênero presente na rodas de capoeira em que as mulheres do Movimento Capoeira Mulher atuam. Para isso será necessário entender a arte da capoeira, sua origem e assim relacionar ao inicio da participação da mulher nesta prática na cidade de Belém.

Para a realização da pesquisa utilizarei métodos muito recorrentes nas ciências sociais como a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo e a história oral, já que este trabalho é pioneiro na historiografia do Movimento Capoeira Mulher.

A presença da mulher na prática da capoeira vem sendo registrada em documentos desde o século XIX no período da borracha e abolição da escravatura, no então auge da disciplinarização do corpo feminino a fim de ligá-lo com os padrões europeus. Então a mulher capoeira sofria grande descriminalização por fugir dos padrões de boa conduta paraense da época. Então pode se entender a capoeiragem feminina como uma forte expressividade libertária ao uso do corpo.

Esta resistência se estende aos dias de hoje pelo crescimento quantitativo e qualitativo de mulheres na capoeira. Mas será que essa descriminalização do corpo feminino presente na capoeira mudou ao longo dos anos?

O presente trabalho pretende sob a luz da discussão na relação de gênero e através da análise sobre o trabalho realizado pelo Movimento Capoeira Mulher, compreender as relações de gênero e de poder existente na prática da capoeira.

   

2. PROBLEMa DE INVESTIGAÇÃO

A massividade masculina em rodas de capoeira na cidade de Belém é perceptível. Ao se deparar com rodas de capoeira pela cidade será possível perceber que a quantidade de homens e mulheres é assimétrica. E isso não é uma questão contemporânea. A participação da mulher nessa prática sempre foi secundária. As mulheres ficavam na roda cantando ou batendo palmas. Mas em relação ao canto, a voz masculina e os instrumentos abafam a voz feminina reprimindo as mulheres presentes ali. Hoje a mulher está presente nas rodas lutando a capoeira assim como os homens. Mas ainda se está presente a relação de poder. Até 22 de novembro de 2016 não existia mestras de capoeira no Pará. E porque esse titulo nunca havia sido conquistado por uma mulher? Já que o titulo de mestre se consegue com o reconhecimento do mestre mais antigo do grupo.

Porque essa assimetria e as relações de poder ainda são muito presente nas rodas de capoeira na cidade de Belém até os dias atuais?

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Analisar o papel das mulheres pertencentes ao “Movimento capoeira mulher” e compreender as relações de gênero ali presente.

3.2 Objetivos Específicos

  1. Apresentar a arte cultural da prática de capoeira.
  2. Levantar referenciais teóricos que identifique o início da participação da mulher na prática da capoeira em Belém até documentos atuais.
  3. Entender as relações de gênero assimétricas nas rodas de capoeira
  4. Conhecer a participação da mulher nas rodas de capoeira atuais a partir do movimento capoeira mulher.

4. JUSTIFICATIVA

A participação da mulher na capoeira vem sendo registrada desde o século XIX na cidade de Belém. O contexto da época se tratava da abolição da escravatura e da decadência da economia da borracha onde os papéis exercidos pela mulher de boa conduta já estavam inclusos em determinado tipo de “programa social” onde ela passaria por situação de filha, de virgem, de esposa e por fim de viúva. Como se pode ver neste trecho abaixo correspondente à uma parte de um artigo publicado em abril de 1898, em Belém do Pará, no Diário de noticias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (319.8 Kb)   docx (334.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com