TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUTA FEMININA: ANALISANDO OS CAMINHOS PERCORRIDOS PELAS MULHERES ATÉ ALCANÇAREM SUAS CONQUISTAS DE HOJE

Por:   •  11/6/2018  •  Artigo  •  5.087 Palavras (21 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 21

                             [pic 1]

                       FACULDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

LUTA FEMININA: ANALISANDO OS CAMINHOS PERCORRIDOS PELAS MULHERES ATÉ ALCANÇAREM SUAS CONQUISTAS DE HOJE.

FEMALE FIGHT: ANALYZING THE WAYS PERROLLED BY WOMEN UNTIL THEY ACHIEVE THEIR CONQUEST OF TODAY.

LUCHA FEMENINA: ANALIZANDO LOS CAMINOS PERCORRIDOS POR LAS MUJERES HAS ALCANZAR SUS CONQUISTAS DE HOY.

                                                    Aline Irmão;

                                                                   Flávia Eduarda;

                                                                    Marcos Vinicius.

                                                   

                                                         RESUMO

O presente artigo tem a finalidade de tratar as conquistas das mulheres no decorrer dos anos em concomitância com a obra “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, com objetivo de demonstrar através da personagem e protagonista, Macabéa, as condições pelas quais as mulheres foram e ainda são, diariamente, submetidas. Além de terem vivido por muito tempo sob o domínio do homem, não possuindo sequer capacidade conjugal nem profissional. Sendo, de fato, consideradas “mulheres do lar”, que possuem duas únicas funções: cuidar da casa e reproduzir.

Para tanto, será feito um levantamento da independência feminista usando como base a história da personagem Macabéa, bem como de suas características, especialmente aquelas que a definem como pobre, feia, tinha maus hábitos, era do sertão e não tinha estudo. E assim, expor a história da luta feminina para alcançar as conquistas que possuem hoje, sintetizando a literatura e a evolução jurídica nesse intervalo de tempo.

Palavras-chave: Clarice Lispector, mulher, direitos.

                                                     

                                                 ABSTRACT

This article has the purpose of treating the achievements of women over the years in conjunction with Clarice Lispector's work "The Hour of the Star", with the aim of demonstrating through the character and protagonist, Macabéa, the conditions under which women were and are still daily submitted. In addition to having lived for a long time under the domination of man, not having any marital or professional capacity. Being, in fact, considered "women of the home", that have two unique functions: to take care of the house and to reproduce.

For that, a survey of feminist independence will be made based on the Macabéa character's history, as well as its characteristics, especially those that define it as poor, ugly, had bad habits, was from the sertao and had no study. And thus, to expose the history of the feminine struggle to reach the conquests that they possess today, synthesizing the literature and the juridical evolution in that interval of time.

Key-words: Clarice Lispector, woman, rights.

                             RESUMEN

El presente artículo tiene el propósito de tratar las conquistas de las mujeres a lo largo de los años en concomitancia con la obra "La Hora de la Estrella", de Clarice Lispector, con el objetivo de demostrar a través del personaje y protagonista, Macabéa, las condiciones por las que las mujeres fueron y todavía son, diariamente, sometidas. Además de haber vivido por mucho tiempo bajo el dominio del hombre, no teniendo ni siquiera capacidad conyugal ni profesional. Siendo, de hecho, consideradas "mujeres del hogar", que poseen dos únicas funciones: cuidar de la casa y reproducir.

 Para ello, se hará un levantamiento de la independencia feminista usando como base la historia del personaje Macabéa, así como de sus características, especialmente aquellas que la definen como pobre, fea, tenía malos hábitos, era del sertão y no tenía estudio. Y así, exponer la historia de la lucha femenina para alcanzar las conquistas que poseen hoy, sintetizando la literatura y la evolución jurídica en ese intervalo de tiempo.

 Palabras clave: Clarice Lispector, mujer, derechos


INTRODUÇÃO

A pesquisa tem por objetivo fazer uma análise da obra “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector, tratando as conquistas femininas no decorrer dos anos, no que diz respeito ao texto escrito e a criatividade da imaginação dos leitores presentes no livro que tornam a longa leitura interessante.

Clarice Lispector foi filha de um casal de russos, nasceu em uma aldeia da Ucrânia em 1925, um ano depois emigrou para o Brasil e nunca mais voltou para lá. Passou a infância em Recife, depois se mudou para o Rio de Janeiro, onde ingressou na faculdade de Direito. Casou-se com um diplomata e colega da faculdade no ano de 1943, em seguida, publicou seu primeiro livro, intitulado “Perto do coração selvagem”, obra que repercutiu com a crítica, por mostrar um estilo nunca visto até então. Clarice viveu quinze anos fora do Brasil e retornou depois de separar-se do marido. Teve dois filhos e publicou obras de importância relevante para a literatura brasileira, dentre elas “Laços de família”, “A Via Crucis do corpo” e “Água viva”. “A hora da estrela” se destaca como um ponto de articulação das obras escritas pela autora, mostrando um mergulho através da realidade e da imaginação, com a abordagem de cunho social e intimista ao caracterizar a vida da nordestina Macabéa na cidade do Rio de Janeiro.

A produção tem como tema principal o verdadeiro significado da luta feminina, na qual as mulheres, durante muitos anos, lutaram por seus direitos de igualdade, de participação nas decisões políticas, econômicas e trabalhistas, assim como maior capacidade jurídica. Conquistas estas que só se tornaram possível após longo período de reinvindicações, protestos, acontecimentos trágicos e etc.

Dessa forma, deve-se ter como fundamento a Literatura, que exerce uma grande influência no desenvolvimento da reflexão da realidade social, pois trata dos problemas e conflitos da sociedade. Desempenhando um papel transformador, especialmente naquele que a lê, que vê de forma clara as questões sociais de uma coletividade. Logo, partindo desse pressuposto, há o desejo de se discutir neste artigo o significado do contexto literário do livro A Hora da Estrela, trazendo um olhar novo e um agir mais humanista, principalmente, com as protagonistas: as mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (251.8 Kb)   docx (316.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com