TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidade Antiga

Ensaios: A Cidade Antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Do Livro Cidade Antiga Fustel De Coulanges Capitulo A Cidade

A Cidade Antiga

Fustel de Coulanges

Em “A Cidade Antiga” de Fustel de Coulanges, como o próprio prefácio expõem, oautor buscou “demonstrar os princípios e regras que governaram as sociedades grega e romana” por acreditar que estas possuíam a origem de suas instituições comuns, e que atravessaram uma série derevoluções semelhantes. Além de que, para ele, a Grécia e Roma “apresentam-se-nos com um caráter absolutamente inimitável” divergindo de tudo que é moderno, pois a forma de pensar do homem não é a mesmaque há vinte e cinco séculos, e é por isso e que as instituições sociais não são originadas e governadas como outrora.

O autor faz a divisão da obra em cinco livros, onde cada livro ésubdividido em capítulos. A divisão do livro é dada da seguinte forma: o primeiro livro se chama “Crenças Antigas”, o segundo “A Família”, o terceiro “A cidade”, o quarto “As revoluções” e o quinto “Desapareceo regime municipal”. Em continuidade ao proposto em sala de aula, faremos alguns apontamentos, de forma resumida, apenas do livro terceiro – “A Cidade”.

Livro Terceiro – A Cidade

Capítulo I: AFratria e a Cúria. A tribo

Cada família tinha seus deuses, o homem não concebia nem adorava senão uma divindade domestica. A religião doméstica proibia que duas famílias se unissem econfundirem-se. Mas era possível que várias famílias se unissem para celebração de um culto que lhes fosse comum, daí surgi a fatria na língua grega e cúria na latina.

Toda fratria e cúriapossuíam seu altar e seus deuses protetores, culto religiosos que conservavam sua peculiaridade. Seus banquetes fúnebres, orações. Para se tornar parte de uma fratria, era indispensável ter nascido docasamento entre as pessoas que a compunham, a sua admissão na fratria se fazia através de ato religioso, e passava a ter um vínculo indissolúvel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com