TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidadão Brasileiro

Por:   •  8/6/2015  •  Dissertação  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

1) Explique o que o autor quer dizer quando fala da hierarquia entre “doutor”, “crente” e “macumbeiro”.

        O autor procura explicar, de maneira simples e direta, como é feita a divisão por classes no nosso país. Famosas classes A, B e C, ou até mesmo classes ALTA, MEDIA e BAIXAS. Claramente, o doutor é aquele de maior poder requisitivo perante à população, o da classe alta, que possui vantagens entre todos. O crente, por sua vez, é o homem de classe b, que é assalariado, mas com valores muito baixos, beirando salários mínimos, e que ficariam sob custodia até que tudo fosse comprovado (no caso da historia do texto). O macumbeiro, por fim, representa todos os pobres e analfabetos que até hoje são em grande número no nosso Brasil. Estes, de classe baixa, não possuem nem metade dos direitos que um “doutor” recebe, e quase sempre é vítima de tudo.

2) O que o autor entende por “liberdade cívica”, e qual a sua importância?

Entende por liberdade cívica que o homem tem de ter igualdade perante a lei. Que todos podem ser livres para viver, que tenham liberdade para agir e pensar, que sejam mantidas a sua honra e também a privacidade. E que, sempre que houver intervenção de autoridades maiores, que sejam elas com processos legais e que sejam flagrados, com processos que sejam verdadeiros. A importância da liberdade cívica se dá a partir do momento em que toda a população se torna “igual”, e todos tem o mesmo direito perante a sociedade, fazendo com que o país possa se organizar de forma explícita e com todos os direitos civis cumpridos.

3) Explique a diferença entre a evolução histórica dos direitos na Europa e no Brasil.

A diferença é que em países Europeus, a evolução se deu sequencialmente, primeiramente, na Constituição, com os direitos civis. Após, surgem então os direitos políticos, e apenas depois, os direitos sociais. Já no Brasil, esta evolução se fez de forma desorganizada, fazendo com que o povo brasileiro não entendesse como funcionariam seus direitos perante as autoridades maiores.

4) O texto acima foi escrito há 20 anos. Você acredita que as observações do autor são ainda atuais?

        Acredito que o texto esteja praticamente atual, pois o Brasil ainda não conseguiu organizar a população para que todos possuam dos mesmos direitos e desde aquela época, como é possível perceber a partir da leitura da pequena historia do autor, somos divididos em classes hierárquicas que definem o jeito como vamos ser tratados e os direitos de que podemos recorrer.

Leonardo Salmoria David

Universidade e Sociedade

Comercio Internacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com