TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cntinuação de Introdução Trabalho

Por:   •  28/9/2020  •  Resenha  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

O tema desse trabalho foi abordado com objetivo de mostrar o universo que compõe a fase intermediaria entre criança e adulto, suas problemáticas e possíveis medidas preventivas de saúde relativas a esta etapa de vida.

 Dentre as mais diversas fases do desenvolvimento humano veremos uma em especial, a adolescência, no entanto não poderíamos deixar de mencionar os estágios desenvolvimento desde o nascimento até aos 12 anos de idade de acordo com (Piaget, Inhelder,1978 p.131)

“Cada estágio é caracterizado por uma estrutura de conjunto em função da qual se explicam as principais reações particulares”. Apud (FERRACIOLLI, L,1999, p.7)

Os estágios de desenvolvimento dessa estrutura foram descritos de maneira  eexplicativa por Piaget em algumas de suas obras (e, g, Piaget,1983,1967, p.7)

Esses estágios podem ser divididos em períodos principais na seguinte sequência

- Sensório motor: 0-02 anos

- Pré-operatório 2-7 anos

- Operatório concreto -7-12 anos

- Operatório formal a partir de 12anos (FERRACIOLLI, L, 1999, p.7).

E no final do período do operatório concreto e início do operatório formal que se inicia a adolescência.

De acordo com a OMS (1965), esse período vai entre 10-20 anos, segundo o estatuto da criança e adolescente (ECA) se inicia aos 12 anos e finaliza aos 18 anos. (BRASIL,2007c) apud (FERREIRA, S.H.T; FARRIA, A.M; SILVARES, F.M.E,2010).

As Mudanças na adolescência vão muito além da parte cognitiva, além destas ocorrem varias alterações na parte biológica.

De acordo com Arminda Aberasturye e Mauricio Knobel (1981, p. 16) estes autores afirmam que:

[...]  A problemática do adolescente começa com as mudanças corporais, com a definição do seu papel na procriação e segue-se com mudanças psicológicas. A problemática do adolescente começa com as mudanças corporais, com a definição do seu papel na procriação e segue-se com mudanças.

E como fica agora a cabeça do individuo que agora não é mais criança nem é adulto?

Adicionado a isso surgem os problemas de crise de identidade, O adolescente se apresenta como vários personagens que nos poderiam dar dele versões totalmente contraditórias Aberasturye Mauricio Knobel (1981, p. 13). Logo surgem também problemas de ordem mental.

 Então  surge a  pergunta: como prevenir os problemas emocionais na adolescência? Grandes alterações físicas acontecem também   nessa fase do desenvolvimento humano, vamos citar as duas mais importantes:    menarca, puberdade.

Na parte emocional e de comportamento surgem diversos problemas associados a esse novo período, dentre esses como : bulling rebeldia, uso de álcool entre outras drogas, estresse , depressão, destemia, transtorno de ansiedade ,anorexia, bulimia, fobia social, suicídio. (https://www.abcdasaude.com.br/psiquiatria/transtornos-mentais-na-adolescencia ).

Diante de tal  diversidade de transtorno  emocionais e comportamentais na adolescência fica evidente a grande necessidade de programas preventivos, o  presente artigo tem o objetivo de apresentar algumas sugestões nesse sentido, afim e favorecer o desenvolvimento saudável nessa etapa da vida.

 

   *Desenvolvimento*

         

Bibliografia:

FERRACIOLLI, L. R.bras.est.pedag Brasília, v.80.n.194,p5-18.Jan/abril.1999. FERREIRA, S .H.T; FARRIA,A.M; SILVARES,F.M.E,2010).Adolescência atrás dos séculos.

Adolescência normal, por Arminda Aberastury e Mauricio Knobel. Trad. de Suzana Maria Garagoray Bailve. Porto Alegre, Artes Médicas, 1981.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (188 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com