TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Essencial

Por:   •  27/5/2019  •  Dissertação  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

 No âmbito corporativo a comunicação é um fator essencial para facilitar um método seletivo de boa qualidade, a fim de viabilizar o processo tanto ao recrutador quanto ao candidato. Deixar claro o que quer do candidato, tomar ciência do público receptor a vaga, garantir que a mensagem transmitida seja entregue e entendida conforme o desejado são funcionalidades atribuídas a uma comunicação eficaz.

A primeira etapa de um processo eficiente acontece internamente. O recrutador junto à equipe de RH é encarregado de examinar os perfis de funcionários já atuantes na empresa, considerarem o desejo de crescimento e atribuir à oportunidade “dentro de casa”. Dispondo recursos para desenvolver o funcionário, seja com cursos profissionalizantes, treinamentos específicos, testes de adaptações e aptidão com a vaga oferecida. Após essa análise, estende-se o processo externamente, verificando o meio de canal mais viável a empresa e ao público a ser alcançado.

Ao espalhar o processo a equipe responsável deve-se atentar a descrição da vaga, é recomendável que seja de forma minuciosa, ressaltando pós e contras, com detalhes referentes às vagas oferecidas, como salários, benefícios, carga horária com o objetivo de eliminar futuros candidatos que não se identificam com o que foi divulgado, fazendo com que esse primeiro contato seja um filtro. Posteriormente, a empresa segue com o cronograma de praxe, entrevistas, dinâmicas, etc. Com intuito de conhecer o participante.

A finalidade do processo dá-se ao encontrar o candidato. Após conhecê-lo, a empresa certifica-se de estar devidamente preparada para recebê-lo. Garantindo que o imóvel possua recursos adequados e disponíveis as necessidades do candidato sejam elas físicas ou psicológicas. Caso haja alguma incoerência, cabe a empresa adaptar-se para a integração. Uma empresa para ser minimamente boa, deve garantir os direitos civis, humanos mais básicos da sociedade. O psicólogo Abraham H. Maslow criou um conceito de hierarquia das necessidades humanas, onde destaca cinco necessidades mínimas atribuídas ao ser humano para que cada um atinja sua satisfação pessoal e profissional, entre elas, Segurança (segurança do corpo, do emprego, de recursos, da moralidade, da família, da saúde, da propriedade) e Realização Pessoal (moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceito, aceitação dos fatos). Ressalto que emprego com qualidade é DIREITO de todos.

Sendo assim, partimos do pressuposto onde destacamos a comunicação como ferramenta útil a divulgação, instrumento que quando bem utilizado pelo emissor e entendido pelo receptor, extingue quaisquer riscos de mal entendido, falta de inclusão social e qualquer outro fator que denigra fisicamente e emocionalmente ambas as partes. A comunicação é uma via de mão dupla, deve ser bem elaborada para minimizar inconvenientes que ameacem a integridade do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com