TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Destituição Da Fala

Artigos Científicos: A Destituição Da Fala. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  307 Visualizações

A história política do Brasil é como bem conceituou Oliveira (1999), a história de uma “permanente exceção”. Exceção que se faz presente, principalmente, na relação da classe dominada com o Estado, na sua batalha constante pelo exercício dos direitos mínimos de cidadãos que são, em paralelo, boicotados pelas classes dominantes, que castram toda e qualquer possibilidade de “fala” que esteja vinculada à constituição de uma democracia brasileira no sentido amplo do termo.

Nesta perspectiva, Oliveira (1999) relata a anulação da fala que está submetida à sociedade civil brasileira, desde 1930, pela ação de silenciamento que a classe dominante impõe aos dominados, à sua maneira, em cada momento político do país.

Cabe aqui salientar que a formação da sociedade brasileira, se a reconstituirmos é um processo complexo de violência, proibição da fala, mais modernamente privatização do público, interpretado por alguns com a categoria de patrimonialismo, revolução pelo alto, e incompatibilidade radical entre dominação burguesa e democracia: em resumo, de anulação da política, do dissenso, do desentendimento, conforme Oliveira (1999).

Sendo assim, observa-se, com isso, que a negação da política, em razão da inexistência da escolha, mutila a participação da sociedade, persistindo um senso comum despolitizante que impede a discussão política de uma nação, tornando ainda mais difícil a realização dos direitos humanos, por isso, a destituição da fala.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista o ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com