TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Discriminação e Preconceito

Por:   •  1/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

 UNINTER

PORTFÓLIO MÓDULO A – CICLO I – FASE I

DISCIPLINAS: Linguagem e Compreensão de texto

Psicologia do Desenvolvimento Humano

                       

SÃO MIGUEL DO OESTE – SC

                                                      2017

PORTFÓLIO MÓDULO A – CICLO I –  FASE I

DISCIPLINAS: Linguagem e Compreensão de texto

Psicologia do Desenvolvimento Humano

Relatório de Portfólio Módulo A – Ciclo I –  Fase I, apresentados para fins de avaliação nas disciplinas do curso bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Internacional UNINTER.

          Tutora Local: Sodryne Maria de Jesus

Centro Associado: São Miguel do Oeste.

SÃO MIGUEL DO OESTE – SC

                                                            2017


SUMÁRIO:

  1. INTRODUÇÃO:...................................................................................................04
  2. DESENVOLVIMENTO:.......................................................................................05
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS:...............................................................................07
  4. REFERÊNCIAS:.................................................................................................08

  1. INTRODUÇÃO:

Nos dias atuais o Preconceito e a Discriminação são assuntos de grande relevância em todas as esferas da sociedade, caracterizam-se como problemas sociais muito graves, que nos deparamos diariamente em todos os canais de comunicação. Neste trabalho abordarei sobre uma notícia divulgada no portal R7, que trata sobre o preconceito e a discriminação sofrida por uma criança portadora de deficiência física, que aconteceu em uma pizzaria no Rio de Janeiro.

Sendo assim, um assunto de claro entendimento para as pessoas, pois o preconceito sempre esteve presente na história da humanidade, tendo como base o medo ou o receio de se relacionar com indivíduos de culturas, formação moral, limitações ou gêneros diferentes dos de costume. Deste modo de pensar surge a discriminação que é o modo de agredir um indivíduo pelas suas diferenças perante a sociedade.

No final deste trabalho será feita uma análise descritiva da notícia, onde teremos como referência os conceitos de preconceito e discriminação, que foram abordados durante os estudos.

               

  1. DESENVOLVIMENTO:

CRIANÇA DEFICIENTE É VÍTIMA DE PRECONCEITO EM PIZZARIA NO RIO, DENUNCIA MÃE

        O fato ocorreu na Pizza Hut, do Américas Shopping, no Recreio, zona oeste do Rio, na noite de domingo do dia 22/02/2015, quando tudo transcorria para ser uma noite agradável na presença do esposo e dos três filhos do casal para a comemoração do aniversário de Mariana Hart, mãe de Léo, de 8 anos, portador de deficiência física. Segundo Mariana, após sua família estar acomodada veio o primeiro garçom em direção a eles, o mesmo ignorou a presença do pequeno Léo, ao deixar na mesa somente quatro pratos, o que para Mariana já evidenciou como um ato de preconceito.

           Logo em seguida, outro funcionário serviu a família e perguntou se o menino iria comer, fato que causou grande indignação da família, pois Léo é uma pessoa, que apesar de suas necessidades especiais, necessita de beber e se alimentar como uma pessoa qualquer. Indignada com a atitude, Marina fez um desabafo: "não sei se ele reparou, mas Léo é uma criança e não uma coisa. Sente fome, sede..." 

           Já no final, Mariana pediu uma promoção, que teria direito por ser aniversariante e por estar acompanhada de mais quatro convidados. Porém, o funcionário informou que ela receberia outro item, referente à mesa com apenas quatro pessoas, o que acabou causando mais revolta por parte da família pela discriminação que seu filho ali estava sofrendo, pois não estava sendo tratado como uma pessoa.  Ao ser questionado pela família sobre a situação, ele disse que iria consultar a gerência para ter uma resposta mais concreta sobre a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com