TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA GLOBAL E ORGANIZAÇÕES ECONÔMICAS MUNDIAIS

Por:   •  30/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Beatriz Cubateli Bogo                         N° 03      Série: 9°A

Professora: Marlei Rosa Deleuterio

                                               FICHAMENTO

          Economia Global e organizações econômicas mundiais

A nova ordem mundial surgiu após o fim da guerra fria e o declínio da União Soviética, marcada pela hegemonia política e econômica dos Estados Unidos. Importante notar que após a segunda guerra mundial tivemos a configuração de um mundo bipolar em que as forças da União Soviética e dos Estados Unidos prevaleciam. No entanto, com o declínio da URSS, o mundo passou por uma fase de plena ascensão política dos EUA que foi chamado pelo presidente Ronald Reagan como nova ordem mundial.

A globalização é a descentralização da produção e da administração de uma empresa, que começa ocorrer no mundo a partir de 1980, com o avanço tecnológico. Está centrada no poder econômico com forte influência da política econômica neoliberal. A mundialização é um processo histórico, com incidência política, económica, cultural, tecnológica, acelerada na segunda metade do século XX, que representa a consciência de que os fenómenos se apresentam inter-relacionados. Onde grandes empresas industriais, comerciais e prestações de serviços começaram a instalar filiais em vários Países.

As características globais já existiam desde tempos antigos, mas que foram potencializadas pela globalização. Comércio internacional: a comercialização de produtos industrializados, commodities ou serviços entre países. Variações nos fluxos financeiros: O movimento de dinheiro e informações no mundo aumentou a velocidade muito rapidamente com a chegada de novas tecnologias de comunicação e de transporte. Relações políticas entre países: Os países realizam acordos entre si, formam blocos econômicos ou tratados a cerca de um tema de interesse de ambos.

As grandes corporações e as transnacionais essas corporações geralmente tem sede em um país com maior desenvolvimento e filiais distribuídas por outros países. Elas podem ser de diversos ramos: montadores automóveis, petrolíferas, industrias de bebidas, empresas de fast-food, roupas esportivas entre outros.

As transnacionais exercem influencias que transcende a economia, pois interfere em governos e nas relações entre países. Essas empresas surgiram efetivamente a partir da Segunda Guerra Mundial, quando empresas de países ricos migraram suas atividades para lugares espalhados pelo mundo.

Transnacionais: concorrência e parcerias são características atuais do processo transnacionalização das empresas concorrestes, e ao mesmo tempo a cooperação entre elas, por meio de formações de trustes, holdings e cartéis.

Crises econômicas e globalização com a crescente integração e dependência entre os países, quando houver recessão econômica em pais ou em um grupo de país, principalmente as grandes potencias políticas e econômicas, exemplo: família não conseguiam pagar financiamento de moveis, falências de alguns bancos, redução dos investimentos, desaceleramento da economia internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com