TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EMERGÊNCIA E CONFIGURAÇÃO DO TERCEIRO SETOR

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.411 Palavras (38 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 38

Visão geral

Apresentação da disciplina:

Bem-vindo à disciplina de Serviço Social e o Terceiro Setor
Vamos estudar a instauração do chamado "terceiro setor": panorama histórico. A relação do terceiro setor com a iniciativa pública e privada. As possibilidades e limites de gestão do terceiro setor, pelo serviço social.eti

Proporcionar ao discente um conhecimento atualizado sobre a emergência e configuração do Terceiro Setor;

Capacitar para o exercício da gestão institucional do Terceiro Setor.Conteúdo Programático:

UNIDADE 1: EMERGENCIA E CONFIGURAÇÃO DO TERCEIRO SETOR

  • Organizações não governamentais
  • O Terceiro Setor
  • A crítica a privatização
  • Caracterização geral do Terceiro Setor

UNIDADE 2: CONSTITUIÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR

  • Como instituir uma organização do Terceiro Setor
  • Associação e Fundação
  • Titulação das instituições do Terceiro Setor
  • Estatuto

UNIDADE 3: O DESAFIO DA GESTÃO NO TERCEIRO SETOR

  • Gerenciar o Terceiro Setor
  • Principais funções gerenciais do Terceiro Setor

UNIDADE 4: GESTÃO DE PESSOAS

  • Resgate histórico do voluntariado no mundo
  • Evolução histórica do voluntariado no Brasil
  • Conceituando: o voluntário e o voluntariado
  • Empregabilidade do Terceiro Setor

UNIDADE 5: O SERVIÇO SOCIAL E O TERCEIRO SETOR

  • O assistente social e o trabalho interdisciplinar
  • Contribuições do Assistente social na equipe interdisciplinar
    Principais ações a serem desenvolvidas pelo Assistente Social
    odologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos  por meio das Tele-Aulasde forma expositiva e interativa (chat ¿ tira dúvidas em tempo real),Aula Atividadepor Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.ão Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio,  realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial  embasada em todo o material didático,  tele-aula e web aula da disciplina.

Wa1 - Serviço Social - Serviço Social e o Terceiro Setor

WEB-AULA 1

Buscando conceituação1

Prezado estudante, 

Em primeiro lugar, quero dar-lhe as boas vindas nesta disciplina que tem como proposta capacitá-lo para exercer com propriedade a gestão de instituições do Terceiro Setor. Para isso quero desafiá-lo a explorar todos os recursos disponibilizados nas aulas para complementar o conteúdo programático da disciplina. Não pretendemos aqui esgotar o conhecimento relacionado ao assunto, mas abrir caminhos para que você inicie um percurso que exigirá constante atualização, visto que a realidade é dinâmica e sempre nos surpreende com novos desafios.

O termo Terceiro Setor, uma tradução da expressão "third sector", ainda causa certo estranhamento na maioria das pessoas ao ser referenciado até mesmo em meio às instituições que, em função de suas características, fazem parte deste setor. Isto por conta de ser ainda um conceito em construção, abrangente e um tanto difuso.

De acordo com Salamon (1998), a dificuldade de conceituação também está relacionada à fragilidade das informações a respeito de reais indicadores oficiais deste setor, da variedade de tratamento em relação aos aspectos jurídicos que estas organizações recebem, além de outras barreiras políticas e ideológicas nos diferentes momentos de nossa história. Queremos apontar aqui as definições de dois estudiosos do Terceiro Setor que nos darão uma maior aproximação do que temos hoje em relação aos conceitos mais utilizados no meio acadêmico no momento:

Segundo Salamon (1988, p. 5), o Terceiro Setor:

É uma imponente rede de organizações privadas, autônomas, não voltadas à distribuição de lucros para acionistas e diretores, atendendo propósitos públicos, embora localizada à margem do aparelho formal do Estado... O crescimento do Terceiro Setor decorre de várias pressões, demandas e necessidades advindas das pessoas, como cidadãos, das instituições e até dos próprios governos. Ele reflete um conjunto de mudanças sociais tecnológicas, aliado a continua crise de confiança na capacidade do estado.

Para Rubem Cesar Fernandes:

Composto de organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária, num âmbito não governamental, dando continuidade às práticas tradicionais da caridade, da filantropia, do mecenato e expandindo o seu sentido para outros domínios, graças, sobretudo, á incorporação do conceito de cidadania e de suas múltiplas manifestações na sociedade civil." (Abong, 2000, p.50-51)  

Tal setor se caracteriza por desenvolver ações de iniciativa privada, mas com finalidade pública. Existe uma diversidade de terminologias utilizadas para referenciar tais instituições, como por exemplo: ONGs, Organizações da Sociedade Civil, Organizações Filantrópicas e outros.

Alguns autores referem que tal fato revela a dificuldade conceitual e a existência de uma grande diversidade de organizações.

 O crescimento das instituições da sociedade civil organizada é de fato notável e desenvolvem trabalhos voltados para o social nas mais diferentes áreas, sempre com o slogan voltado para apromoção de desenvolvimento local, preservação do meio ambientedefesa dos direitos nos vários segmentosassistência socialsaúde,  etc.

[pic 1]

 Por que Terceiro Setor?

Denominamos Terceiro Setor aquele que não pertence ao Estado, denominado primeiro setor, nem ao mercado, denominado segundo setor, e sim à organização da sociedade civil com a finalidade pública, sem a intenção de lucro, ou seja, sem fins econômicos.  A sociedade civil é anterior ao próprio Estado, pois foi ela quem o instituiu. Ao mesmo tempo a sociedade civil também é o Estado, pois é ela quem o legitima. Mas neste caso, a sociedade civil aqui referenciada é exatamente a que está fora do Estado e se organizam para atender interesses públicos com a participação de voluntários em suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.6 Kb)   pdf (497.2 Kb)   docx (221.8 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com