TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL

Por:   •  5/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

BALANÇO PATRIMONIAL

O patrimônio de uma pessoa jurídica apresenta-se por meio de uma peça denominada “balanço patrimonial”. Trata-se de um relatório que apresenta todos os bens e direitos da empresa, tanto tangíveis (materiais) como intangíveis (imateriais), as obrigações e o patrimônio liquido da entidade levantado a partir dos resultados contábeis do seu livro razão.

A ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL

Os artigos 178 a 182 e 187 da lei 6404/76 (alterada pelas leis 11.638/07 e 11.941/09) cuidam de determinar a estrutura do balanço patrimonial para fins de atendimento da atual legislação, bem como da demonstração dos resultados dos exercícios, nos seguintes termos;

No balanço as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

No ATIVO, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nela registrados, nos seguintes grupos;

Ativo circulante

Ativo Não Circulante

Dividido em: - Realizável a Longo Prazo

- Investimento

- Imobilizado

- Intangível

No PASSIVO, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

Passivo Circulante

Passivo Não Circulante

Patrimônio Líquido:

Dividido em: - Capital Social

- Reservas de Capital

- Ajustes de Avaliação Patrimonial

- Reservas de Lucros

- Ações em Tesouraria

- Prejuízos Acumulados

O termo “ATIVO” pressupõe algo positivo, dinâmico, que produz que gera ou tem capacidade de gerar riqueza no futuro.

Já o termo “PASSIVO”, ao contrário, dá uma ideia de negativo, dívidas obrigações.

GRUPOS DE CONTAS DO ATIVO

As contas serão classificadas do seguinte modo:

No Ativo Circulante:

As disponibilidades, os direitos realizáveis em curso do exercício social, exemplo, são dinheiro disponível. (caixa e bancos) e os valores que serão transformados (convertidos, realizados), em dinheiro a curto prazo, normalmente duplicatas a receber e estoques, e aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.

No Ativo Não Circulante

Classificam-se nesse grupo, itens que dificilmente se transformarão em dinheiro, são itens utilizados como meios de produção ou para se obter renda para a empresa, como seus valores não mudam constantemente, são bens com vida útil longa, por isso são também conhecidos como ATIVO FIXO e divide-se em quatro grupos:

Realizável a Longo Prazo:

Os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, período superior a um ano, exemplo: derivados de venda, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas, ou participantes no lucro da companhia. (não são recebíveis imediatamente). Exemplo: Uma empresa quer vender um imóvel para receber em cinco anos.

Investimentos:

São aplicações que nada têm a ver com a atividade da empresa. Por exemplo, a compra de ações de outras empresas, obras de arte, terrenos para futura expansão, prédio para renda (aluguel); não melhora em nada o volume de vendas ou de produção.

Imobilizado:

São bens destinados à manutenção da atividade principal da empresa, exemplo, máquinas, equipamentos, moveis e utensílios, prédios (em uso), ferramentas, instalações, veículos, etc.

Diferido:

São gastos, normalmente com serviços de terceiros, que beneficiarão a empresa por muito tempo (longo prazo), exemplo, gastos pré-operacionais (antes de inaugurar a empresa; propaganda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com