TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Homérica

Por:   •  6/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

RODRIGO CORREA DOS SANTOS

8033427

EDUCAÇÃO HOMÉRICA

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

GUARAPUAVA

2017

1)Mito :

O calcanhar de Aquiles

2) Resumo:

Aquiles filho de Peleu e Tétis é um herói e semideus da mitologia grega. Ele era muito belo, forte, bravo, corajoso, considerado um dos maiores guerreiros mitológicos da Grécia, Antiga, Aquiles participou de várias batalhas, entretanto a mais importante foi a Guerra de Tróia.

Reza a lenda que a mãe de Aquiles o mergulhou no rio Estige, um dos rios q banham o inferno, para q ele fosse imortal. No momento da imersão ela segurava seu calcanhar e por esse motivo, ele ficou vulnerável nesse local.

Aquiles tornou-se um guerreiro valente e destemido, porém na guerra de Tróia o seu grande amigo Pátroclo lutou em seu lugar e foi morto pelo rei Heitor, Aquiles ficou transtornado e deu um grito de dor tão forte que os troianos aterrorizados correm refugiar-se na cidade.

Aquiles passa a ter um único objetivo que é vingar Pátroclo matando Heitor. Então Aquiles pega suas armas e vai a disparada contra o exercito troiano, ferindo de morto a todos que encontra em seu caminho, e consegue matar Heitor, vingando assim a morte do seu grande amigo.

Porém Apolo revela seu segredo a Páris, e sabendo desse segredo, estica o arco com um fecha envenenada e com a mão guiada por Apolo, faz pontaria exatamente no calcanhar de Aquiles e acerta, neste momento Aquiles cai e morre. Desse modo os gregos perderam a melhor oportunidade de tomar Tróia.

3) Explicação sobre a relação existente sobre o mito escolhido e o processo de formação proposto pela educação homérica:

 Sendo o processo de formação da educação Homérica embasado na bravura, coragem, determinação, sabedoria, vitória, em mitos contados por Homero quais visavam a formação ampla do indivíduo.

Visto que no período Homérico a educação não se preocupava com métodos de aprendizagem, mas sim com finalidade e meios de concretizá-la, e originariamente privilégio de uma aristocracia de guerreiros. Com isso percebe-se que está interligado com o mito do Calcanhar de Aquiles, onde ele bravamente enfrentou e lutou contra Tróia e venceu o rei Heitor, vingando a morte de seu amigo Pátroclo.

Aquiles escolheu ter uma vida curta com glória, tornando-se um herói, do que ter uma vida longa e sem ser lembrado, sendo caído no esquecimento. Assim Aquiles será sempre lembrado como o herói guerreiro que lutou em diversas batalhas, sendo sempre corajoso, forte, destemido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com