TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Emergencia do pensamento social em bases cientificas

Ensaio: A Emergencia do pensamento social em bases cientificas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Ensaio  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 2

sasasashuahsauhsahhsuahsuahsuahhsuahusahsuhalskalskaksoqksokqos

A Emergencia do pensamento social em bases cientificas

1. Qual a influência das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

R: A ideia de evolucionismo está presente no pensamento de augusto Comte, quando ele fala que a sociedade passou por uma evolução de pensamento que ele chama de lei de três estados.

O primeiro que ele chama de primitivo é o estágio teológico, pois é o estagio em que as pessoas acreditam que o fim e o principio era explicado por Deus, que o Comte fala que a infância da humanidade.

O segundo estágio que a humanidade passa, é metafisico que tudo o que é explicado pela sociedade é de forma filosófica, através dos grandes sistemas filosóficos. Esse estágio é considerado a adolescência da humanidade.

Até a humanidade chegar ao terceiro estágio que é o positivismo, onde tudo na sociedade é explicado pela ciência.

Essa fase da sociedade é considerada como madura da humanidade.

2. Como a ideia evolucionista da biologia transposta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?

R: Uma das idéias centrais da evolução (é Lei, não simples teoria) determina que nada é definitivo e que todos os organismos vivos estão se transformando permanentemente, de maneira muito lenta. A unidade de medida da evolução é milhões de anos. Um dos "cavalos-de-batalha" dos criacionistas é o fato de você não poder "ver" a evolução; como se fosse possível você ver um símio se transformar em pessoa enquanto você olha ele no zoológico.

A parte da lei da evolução que "passou" para as ciências sociais foi a aparicão do ser humano, e de nossas criações.

Os criacionistas acreditam que um ser sobrenatural, por meios mágicos, criou o mundo em seis dias. A prova, milhares de vezes apresentada pelos cientistas, virou a base de ciências como antropologia, sociologia, demografia e outras, mais além da biologia.

3. Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?

R: Comte estabelecia distinção entre os fenômenos naturais e os fenômenos sociais. Comte usou da observação, da experimentação, da comparação, da classificação e da filiação histórica como método para a obtenção de dados reais, por isso teve o mérito de firmar que os fenômenos sociais podem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais. Apesar disso Comte nega que a explicação destes dois fenômenos provenha de um só princípio.

4. Identifique e discuta as características do pensamento positivista presentes no texto:

R: Positivismo: podemos considerar uma teoria que prega a ordem instituída, não questionadora; observe> todos os diversos meios gerais de exploração racional(uso da razão)........a uma vida principalmente militar (altamente ordeiro e obediente). Veja uma máxima positivista> a imaginação subordinada a observação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com