TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Social Em Bases Cientificas

Artigo: Pensamento Social Em Bases Cientificas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE NATAL

BACHARELADO EM DIREITO

SIMONE ROCHA CORRÊA

201307005438

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

A emergência do pensamento social em bases científica

Síntese do capítulo 4 do livro Sociologia-Introdução à ciência da sociedade, da disciplina de Fundamentos das Ciências Sociais, ministrada pelo professor Jean-Claude da Faculdade de Natal.

Natal

Setembro/2013

A emergência do pensamento social em bases científicas

A sociologia teve caráter de ciência com o surgimento das diversas situações do comportamento humano-social, bem como o interesse do homem pela vida material, o que exigiu aprofundamento filosófico, principalmente a respeito do que tangia as Revoluções Burguesas, que compreende a Revolução Francesa, a Revolução Gloriosa, e a Independência Norte-americana. Essas Revoluções tinham caráter social, que trouxe à tona dúvidas relativas à liberdade, aos direitos individuais e à legitimidade dos movimentos sociais. A partir desses questionamentos surgiram as primeiras formulações sociológicas. Veremos a seguir o trata cada uma dela.

1. O darwinismo social.

O darwinismo social é uma comparação com a teoria de Charles Darwin que explica a evolução biológica das espécies animais. Segundo essa teoria, a seleção natural pressiona as espécies a se adaptarem ao ambiente, obrigando-as a se transformar continuamente com a finalidade de se aperfeiçoar e garantir a sobrevivência, o que faz o organismo se adaptar cada vez melhor ao ambiente. Isso resulta numa competição natural, onde só sobrevive quem for mais apto e evoluído.

A comparação se dá ao analisarmos a conquista da África e da Ásia pelos europeus, que por sua vez implantaram suas regras sócio-culturais nessas regiões, fazendo-se entender que os habitantes daquelas regiões que melhor obedecesse às regras europeias seriam tão bom, tão forte quanto os europeus. Ou seja, teriam que se adaptar a outra cultura, totalmente diferente da cultura original, que segundo os europeus era uma cultura inferior.

2. Uma visão crítica do darwinismo social –ontem e hoje.

Essa comparação promoveu interpretações graves. Serviu de artifício para bases cientificas, quando na verdade tudo não passava de preconceitos e interesses particulares. Um desses desvio ocorreu com a aplicação do conceito de espécie para estudar as diferentes sociedades e etnias.

Não de pode comparar biologicamente uma espécie com a cultura que ela desenvolveu, porque o caráter cultural da vida humana desenvolvido é diferente daqueles existentes na natureza. Os princípios da seleção natural são aplicáveis apenas nas formas de vida que reflentem as leis da natureza, aqueles que não modificam o ambiente em favor da sua adaptação.

3. Duas formas de avaliar as mudanças sociais.

Ordem e Progresso

Ordem: o principio regulador que garante o ajustamento e a integração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com