TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade é Uma Ciência Cujo Sua Base Cientifica é O Estudo E Controle Do Patrimônio.

Artigo: A Contabilidade é Uma Ciência Cujo Sua Base Cientifica é O Estudo E Controle Do Patrimônio.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A contabilidade é uma ciência cujo sua base cientifica é o estudo e controle do patrimônio.

Seu objetivo é trazer para uma visão mais ampla sobre o mundo das finanças, sendo da forma de gráfico, números e casos de estudo, sempre avaliado o que ocorreu, está ocorrendo e irá ocorrer com o patrimônio de determinada empresa, grupo ou país.

Com base nesses dados a contabilidade irá se unificar com outras ciências como (estatística, matemática, economia...) fazendo assim o bloco financeiro, sendo capaz de mensurar dados numéricos e eventos dentro e fora de uma instituição e empresa.

Outro importante papel da contabilidade e criar e gerenciar as normas financeiras, sendo claro em suas orientações, interpretações e analises. Nunca esquecendo que ela também é responsável pela auditoria desses dados e de seus andamentos, para garantir a ambos, empregados e empregadores, que está tudo correndo bem, de forma ética e transparente.

Como surgiu a contabilidade?

A história da contabilidade é bem antiga, cerca de 3.000 a 2.000 A.C. Seu desenvolvimento teve inicio com os homens das cavernas que ao desenvolverem as ferramentas de caça e pesca, eles acabaram também desenvolvendo o registro de seus pertences, como por exemplo, suas próprias ferramentas de caça e pesca.

Logo depois, ela vem a desenvolver com os registros em papiro com os egípcios, que além de fazem seus registros de seus pertences, faziam também o registro de suas colheitas.

Logo após os fenícios surgirão com as criações de transporte de cargas em rotas marítimas, sendo necessária a criação de uma moeda de troca para simbolizar o valor desses produtos comprados e vendidos, sendo usado assim o objeto de metal como valor de troca (moedas).

Logo após Roma aperfeiçoou essa ciência, fazendo registro, criando taxas, administrando o patrimônio, criando novas rotas de comercio, taxas, impostos e oferta de serviços. Com sua grande expansão para toda Europa, Ásia e África, ela conseguiu chegar a diversos pontos do mundo conhecido, tornando assim uma moeda única a serem usadas, rotas seguras e vendas de serviços, porém esses recursos havia a necessidade de impostos e taxas que era administrada por Roma.

Logo após a queda de Roma e o final da idade média e o surgimento do renascimento. Os árabes ao invadirem a película ibérica trouxeram com eles muitos manuscritos de contabilidade, registros que vieram a ser muito usado no comércio da Europa, devido a grande carência da criação de um sistema de contabilidade útil, confiável e aceito por, credores, investidores, consumidores e fornecedores era necessário com isso se deu inicio a sistematização da contabilidade.

Com o surgimento do renascimento, a contabilidade estava abandonando o mundo antigo, e sendo desenvolvido. Um dos seus pais é o monge Luca Pacioli, responsável pela criação das partidas dobradas (capaz de separar as premissas das condições financeiras de uma empresa ou instituição – exemplo: conta, débito, saldo negativo, saldo positivo...).

Por volta do século XIX a contabilidade passou a ser reconhecida como uma ciência, deixando de ser confundido como registros patrimoniais de organizações mercantis e econômicas.

A contabilidade veio ganhar grande presença e aceitação na época das descobertas, quando os grandes países das Europa vaziam grandes viagens para as índias e veio consigo o surgimento das Américas. Era necessário ter o registro de todos os pertences, investimentos e controle de gastos, com isso veio o surgimento da função do (Contador) responsável por registro todas as movimentações financeiras, sendo elas, gastas, créditos, investimentos, juros e impostos, sendo assim capazes de auxiliar suas nações a terem um controle de suas riquezas.

Com o surgimento e a chegada do século XX, foram surgindo novos estudos e ferramentas que agregaram para a ciência da contabilidade, dando ênfase e precisam em seus cálculos e registros, um exemplo disso que podemos ter hoje é o surgimento dos computadores, uma economia globalizada, onde se pode comprar e vender empresas, estoques espalhados por todo o globo.

Hoje, as funções do contabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para empresas informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores. O profissional vem ganhando destaque no mercado em Auditoria, Controladoria e Atuarial.

Como seria o mundo sem a Contabilidade

A história mostra que desenvolvemos e evoluímos nossa forma de vida, com a ajuda das ciências como a contabilidade, física, matemática entre outras que contribuirão para consolidar uma base de conhecimento capaz de ter controle sobre os eventos e fenômenos ocasionados pelo homem.

Não seriamos capaz de evoluir, por exemplo, a agricultura, setor primário da sobrevivência humana, sem a contabilidade, pois dela podemos ter um controle de quantas sementes, precisaremos para manter e ampliar o plantio e ao mesmo tempo atender as necessidades humanas de comida.

Embora tenhamos hoje todos os aparatos tecnológicos à base fundamental da contabilidade é a mesma, devemos ter sempre entrada e saída, ou negativo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com