TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Exploração Do Trabalho Após A Revolução Industrial

Dissertações: A Exploração Do Trabalho Após A Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

Tempos Modernos - Charles Chaplin

A exploração do trabalho após a Revolução Industrial

Aluna: Claudia Maria Lopes Barbosa, aluna do Curso de Direito do Centro Universitário do Ceará/Estácio. Matricula - 200902112727.

Tempos Modernos é uma história sobre a indústria após a Revolução Industrial, onde há a exploração dos trabalhadores que são vistos como meios de produção, não tem direitos assegurados, não tem direito à segurança, à saúde,à dignidade. Os burgueses, donos dos meios de produção, só se preocupavam com o aumento da produção e nos ganhos que poderiam auferir.

Ele critica o modo capitalista de produção, os operários trabalhavam com cargas horárias extenuantes, com obrigação de produzir sempre mais em condições subumanas, lugares sujos, insalubres e manuseavam máquinas que não tinham nenhuma proteção, colocando em risco a sua saúde e segurança. Além das condições relatadas acima, os trabalhadores não tinham direito a descanso para repouso e alimentação. Até uma engenhoca foi inventada para reduzir o tempo de descanso e alimentação dos trabalhadores.

Hoje a classe trabalhadora brasileira, após muitas lutas, conquistou alguns direitos, inclusive com previsão constitucional, como: o de Greve, a Liberdade Sindical, a CLT, as normas de segurança e saúde do trabalho e outras conquistas sociais.

Existem atores muito importantes nestas relações trabalhistas como: Ministério do Trabalho e Emprego, Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, OIT (Organização Internacional do Trabalho), Sindicatos, Associações, que dentro das suas competências, procuram equilibrar a relação entre empregados e empregadores.

Por incrível que pareça, o modelo capitalista e de cobrança voraz de impostos, ainda permite a exploração de muitos trabalhadores que anualmente perdem suas vidas em acidentes fatais ou ficam doentes e mutilados.

Tem ainda a exploração do trabalho infantil, subtraindo das crianças e adolescentes, a oportunidade de mudar o curso da sua história familiar através da educação. Tornam-se trabalhadores sem qualificação , quando não são escravizados ou explorados sexualmente.

Por fim tem a exploração de trabalhadores que são aliciados por "gatos" para trabalharem em outras regiões , submetidos a condições degradantes de trabalho e servidão por dívidas.

No Brasil, apesar da autuação dos Órgãos de Combate ao Trabalho Escravo, são resgatados por ano centenas de trabalhadores em condições degradantes. Em 2013, foram resgatados pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel, formado por entidades como o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, e Polícia Rodoviária Federal, 103 (cento e três) trabalhadores, que laboravam em atividades rurais, em condições análogas a de escravos no estado do Ceará.

Até quando as Garantias Constitucionais, as Leis Trabalhistas e os Direitos Humanos serão desrespeitados e ignorados no mundo e no Brasil?

Fontes:

http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A350AC882013543FDF74540AB/retrospec_trab_escravo.pdf

http://www.prt7.mpt.gov.br/noticias/2014/01-janeiro/29_01_14_Trabalho_escravo_103_resgatados_em_2013.html

http://reporterbrasil.org.br/wp-content/uploads/2013/10/Manual-Trabalho-Escravo-Imigrantes.pdf

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »