TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Exploração do trabalho

Por:   •  3/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TIRADENTES

UNIT

GILMARA ANDRADE PRATA CORREIA

TRABALHO E SOCIABILIDADE

NOSSA SENHORA DO SOCORRO

2016

Trabalho e Sociabilidade

Modo de produção capitalista[pic 1]

Exploração do trabalho

O modo de produção capitalista é apenas na troca entre a relação de produção e força produtivas que se transformam em capital, somente por meio de trabalho essa relação é concretizada. A exploração do trabalho ocorre quando parte do trabalho é extraído do trabalhador sem renumeração correspondente (sobretrabalho). O modo de produção capitalista tem como Características:  Trabalho assalariado; Propriedade privada dos meios de produção; Burguesia x Proletariado; Lucro.

Trabalho e Alienação[pic 2]

O trabalho aliena porque não se produz para satisfazer as necessidades pessoais, mas se trabalha para ganhar um mísero salário. Alienação se refre á diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprio. O trabalhador não tem vontade própria sobre o quê e como produzir.  O que importa no mercado é a mercadoria que define as condições de vida e de trabalho do trabalhador.

                                                             

   Trabalho e Reprodução das Relações Sociais                                                                                         [pic 3]

O trabalho é uma atividade vital específica do homem, é através dele que o homem mediatiza e satisfaz suas necessidades. A reprodução das relações sociais na sociedade capitalista, é entendida como reprodução desta sociedade em seu movimento e em suas contradições: a reprodução de um modo de vida e de trabalho que envolve o cotidiano da vida social.

Reestruturação Produtiva e Crise do Trabalho

 [pic 4][pic 5]

   

Restruturação produtiva – é uma resposta às novas demandas do capitalismo contemporâneo (crise do capital). A reestruturação produtiva se caracteriza por: Inovação tecnológica e Inovação Organizacional. E como reação do sistema capitalista surge à crise de um padrão de trabalho e a superprodução do capital, provocando profundas mudança no mundo do trabalho. A reestruturação produtiva veio com a chamada “Terceira revolução Industrial” que tem como paradigma o modelo Toyotista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (290.6 Kb)   docx (235.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com