TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Da Cultura Brasileira

Trabalho Universitário: A Formação Da Cultura Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho visa mostrar como se deu a formação da cultura brasileira, tendo como ponto de partida o século XV em Portugal, quando se intensificou o seu desenvolvimento cultural.

Primeiro de tudo, o que significa o termo cultura ?

Este é um termo difícil de se definir com exatidão e de modo satisfatório para todos.

O Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa, considera cultura como sendo “o complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e doutros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade; civilização”.

Podemos encontrar ainda no mesmo verbete, cultura como sendo “o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, etc., que é fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento desses valores; civilização, progresso”.

Não devemos estudar os costumes, as tradições, ou as crenças de um povo ou de uma sociedade, adotando como ponto de vista a cultura em que estamos inseridos, porque “cada realidade cultural tem sua lógica interna, a qual devemos procurar conhecer para que façam sentido as suas práticas, costumes, concepções e as transformações pelas quais estas passam” (Santos, 1983, p. 8).

Quando fazemos parte de uma determinada cultura, às vezes caímos no erro de acharmos que todas as outras são inferiores, primitivas e imutáveis. Segundo José Luiz dos Santos (1983, p. 47), nada do que é cultural pode ser estanque, porque a cultura faz parte de uma realidade onde a mudança é um aspecto fundamental.

As nossas realizações como seres humanos partem do princípio de que podemos aprender a entender e a conviver com a diversidade de culturas, assim, nos livraremos das visões distorcidas ou mesmo pessimistas.

O trabalho tem início com a análise do texto de Miguel Reale, intitulado Cristianismo e Razão de Estado no Renascimento Lusíada. Ele vai explicar como que cada um dos três tópicos contidos no título (Cristianismo, Razão de Estado e Renascimento), foram responsáveis para a formação e a compreensão de ambas as culturas, a portuguesa e a brasileira.

Em seguida, utilizo o texto Colonial e Barroco, de João Adolfo Hansen, para mostrar como que ele apresenta o significado de tais termos e a maneira como ele aborda a influência destes no início da cultura luso-brasileira no século XVII, já que os indícios de uma cultura propriamente brasileira só começaria a ser concretizada a partir do século XVIII, e na construção de uma “realidade brasileira”.

Já em Festas e Utopias no Brasil Colonial, de Mary Del Priore, é demonstrado os interesses políticos, religiosos e simbólicos das festas, danças, jogos e músicas do período colonial brasileiro, bem como as suas origens, fundamentos e influências.

São três textos que, juntos, traçam o caminho realizado para a consolidação de uma cultura, que vai desde o surgimento do Renascimento em Portugal, até as tradicionais festas e manifestações de raízes lusas, que acabam se mesclando com as não menos importantes expressões indígenas e africanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com