TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA POLITICA PARA ORGANIZAÇAO DA VIDA EM SOCIEDADE

Trabalho Universitário: A IMPORTANCIA DA POLITICA PARA ORGANIZAÇAO DA VIDA EM SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  1.989 Visualizações

Página 1 de 6

Sistema de Ensino Presencial Conectado

SERVIÇO SOCIAL

ANA PAULA PEREIRA RIBEIRO

CÁSSIA BERNARDES GOMES

Gesiane barreto do vale

LUCIANE de fátima pereira de oliveira

Rubia Franzão ferreira

A IMPORTANCIA DA POLITICA PARA ORGANIZAÇAO DA VIDA EM SOCIEDADE

Uberlândia-MG

2013

ANA PAULA PEREIRA RIBEIRO

CÁSSIA BERNARDES GOMES

Gesiane barreto do vale

LUCIANE de fátima pereira de oliveira

Rubia Franzão ferreira

A IMPORTANCIA DA POLITICA PARA ORGANIZAÇAO DA VIDA EM SOCIEDADE

Trabalho de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III, Oficina de Formação – Questão Social, Ciência e Economia Política, Metodologia Científica.

Orientadore: Prof. Maria Angela Santini, Paulo Aragão, Rodrigo Trigueiro, Sergio de Goes Barbosa.

Uberlândia-MG

2013

Cidade

Ano

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

O tema deste trabalho é “O homem de Vocação Política”. Ao pesquisar o termo política observamos que se trata da arte de governar, do uso de poder para defender seus próprios direitos junto aos direitos da sociedade. Portanto está diretamente ligada ao nosso universo, às nossas ações cotidianas sendo assim é natural do homem ser político.

O conceito de política é muito discutido por todo o mundo, consequentemente como outros temas polêmicos quanto religião, filosofia, ciências, dentre outros. Para se analisar criticamente o tema “política”, deve-se sempre observar as diferentes opiniões e contextos  que permeiam este assunto, uma vez que, cada indivíduo tem sua opinião distinta sobre o tema. Cada país, continente, região tem sua política definida, até dentro da sala de aula. Por isso existem inúmeras divergências, oriundas das diferentes políticas existentes.

Então o objetivo deste é apresentar as reflexões do grupo sobre as atitudes do homem público e os reflexos de suas ações nas concepções dos indivíduos. Para tal, realizou-se uma pesquisa sobre o significado do termo “política” e sua relação com o vídeo e os textos bases utilizados na confecção deste. No mais procurou-se relacionar os conceitos pesquisados com o arcabouço teórico assimilado durante o curso de Serviço Social e, discorrer criticamente sobre a realidade brasileira.

DESENVOLVIMENTO

Para discorrermos sobre um tema tão polêmico e que divide tantas opiniões com a política, é necessário conhecer o significado do termo. Para Cordeiro 2012:

Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa).

Segundo Albiazzetti e Barboza (2009) estabelecer regras e normas de convívio coletivo e estabelecer objetivos comuns à sociedade são tarefas da política; essas regras e normas devem refletir os interesses de todos do grupo social, preservando sua autonomia e liberdade.

Para Cezar (2009) a política esta relacionada com a forma de organização em diversos âmbitos da sociedade. Ela é essencial na vida das pessoas, pois a mesma reflete na vida da população. Por isso, é papel da população discutir e pressionar os governantes Na atualidade, encontra-se bastante deteriorada. Precisando urgentemente de uma reforma. Com mais responsábilidade partidária, com mais definições e execuções dos seus representantes.

O que acontece na nossa sociedade é que muitas pessoas relacionam política apenas às eleições e a questão dos políticos desonestos, corruptos. Tal fato nos mostra que nem todos os indivíduos conhecem o significado real da palavra, o que realmente vem a ser a política.

Albiezzetti e Barboza (2009, pág. 128) definem comportamento político como sendo “a atitude que a pessoa assume diante das questões de natureza política.” Na nossa sociedade é comum encontrarmos certo descaso com a política. Mesmo diante dos graves problemas enfrentados pelos brasileiros na esfera política, como corrupção, escândalos, desvios de verbas, não há mobilização da comunidade a fim da erradicação dos mesmos. De modo geral, os brasileiros preferem se distanciar deste tema.

No vídeo base para a realização deste, nos deparamos com a inauguração de uma ponte por um político. A ponte já esta feita, feita alias com o dinheiro público, e ele é agraciado e fica satisfeito por isso, como se dependesse dele a realização da obra. Este lado satírico do vídeo é muito engraçado, principalmente por toda cerimônia envolta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com