TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Filosofia na Sociedade

Relatório de pesquisa: A Importância da Filosofia na Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  1.136 Visualizações

Página 1 de 11

l

UNIV ERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Claudia Fraga Olher........................RA:436151

Daiane Alves Batista.......................RA436684

Dalva Carneiro da Silva...................RA432875

Raianny Souza Martins....................RA440478

Celi Regina Garcia Domingues........RA 440779

Fundamentos Filosóficos na Educação

Professora Tutora EAD Liliane Martins de Oliveira Nascimento

RIO VERDE DE MATO GROSSO - MS

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

POLO: RIO VERDE DE MATO GROSSO – MS - 7222

2º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Claudia Fraga Olher.........................RA:436151

Daiane Alves Batista.........................RA436684

Dalva Carneiro da Silva....................RA432875

Raianny Souza Martins.....................RA440478

Celi Regina Garcia Domingues........RA 440779

Atividades de práticas supervisionadas (ATPS) postada para avaliação da disciplina: Fundamentos Filosóficos da Educação, sob a orientação da, Profa –Tutora Presencial: Liliane Martins de Oliveira Nascimento , do Curso de Pedagogia Pólo – Rio Verde de Mato Grosso – MS.

RIO VERDE DE MATO GROSSO - MS

2013

Sumário

INTRODUÇÃO 3

1. A Importância da Filosofia na Sociedade 4

2. Educação no Século XXI 5

3. Indústria Cultural 6

4. Visão de Bourdieu Sobre o Sistema Educacional 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA 11

INTRODUÇÃO

Importância, visto que leva a uma compreensão, por parte dos educadores, da organização da educação, da escola e dos processos de construção das instituições escolares ao longo da história do Brasil. Isso possibilita aos profissionais da educação entenderem-se como sujeitos inseridos nesse processo. Por meio dos estudos das unidades propostas, refleti acerca da importância de estudar e compreender a educação por meio da história. Esse estudo oportuniza analisar se a escola, ao longo da história, vem cumprindo a significação social que damos a ela, qual seja, a de um local onde se transmite a cultura já produzida e se tem acesso ao conhecimento sistematizado, local de aprendizagens compartilhadas e colaborativas entre seus seguimentos.

A sociedade brasileira se encontra num período de mudanças, devida à facilidade de acesso à informação e a melhoria da qualidade de vida. Se em certo período havia escassez de informação, hoje, somos bombardeados de todas as direções com os mais variados tipos, tornando dificultosa a filtragem das mesmas

1. A Importância da Filosofia na Sociedade

A importância da Filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação desta disciplina no currículo escolar.

Hoje a filosofia transformou-se uma disciplina muito especializada e muito dividida. E bem verdade o que nos relata o texto lido, que há muita dificuldade para os professores ensinar esta matéria ,outra dificuldade é fazer com que os alunos se interessem de verdade a quere aprender sobre a filosofia e melhor quere aprender a filosofia .

A Natureza da Filosofia e seu ensino: que entendemos sobre Filosofia é que ela é ensinada de maneira incorreta para os alunos, por que é passada de uma maneira fechada e esta é forma incorreta para os alunos, de forma aberta onde todos aprendam a pensar, e a discutir sobre qualquer assunto defendendo suas opiniões filosoficamente.

Mas é bom ter uma idéia dos diferentes tipos de problema estudados por algumas disciplinas da filosofia. Os problemas da filosofia interpelam-nos e exigem-nos argumentos. A filosofia é um pedido sistemático de justificações e essas justificações são argumentos de caráter conceitual e não argumentos de caráter empírico. Se usarmos um termo como perceptivo, por exemplo, poderemos ser levados a pensar que cada qual tem sua perceptiva, não fazendo sentido discuti-las para que cada uma teoria é uma idéia razoavelmente sofisticada e articulada que alguém defende.E chegamos ao aspecto central da atividades filosófica:a argumentação .Os argumentos sustentam as teorias .Isto não acontece apenas em filosofia;todas as teorias sejam cientificas,históricas ou filosóficas ,se sustentam em filosofia;todas as teorias sejam científicas ,historias ou filosóficas ,se sustentam em argumentos.A diferença é que os argumentos cientifico que sustentam as teorias da ciência tem tendência para desaparecer de vista ,por causa dos dois aspectos que discutimos no inicio. Em filosofia, os argumentos são muitíssimo mais visíveis precisamente porque não há teorias consensuais. Por isso, não podemos fingir que ensinar filosofia é apenas uma questão de ensinar a compreender teorias.

2. Educação no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com