TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIO COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA A SOBREVIVÊNCIA DE EMPRESAS DO SEGUIMENTO DE MINIMERCADOS NO BAIRRO SÃO BENEDITO EM PARNAÍBA - PI

Trabalho Universitário: A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIO COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA A SOBREVIVÊNCIA DE EMPRESAS DO SEGUIMENTO DE MINIMERCADOS NO BAIRRO SÃO BENEDITO EM PARNAÍBA - PI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2013  •  9.164 Palavras (37 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

NOME DO ALUNO

MARIO LUCIO DE MORAES DAMASCENO

A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIO COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA A SOBREVIVÊNCIA DE EMPRESAS DO SEGUIMENTO DE MINIMERCADOS NO BAIRRO SÃO BENEDITO EM PARNAÍBA – PI

POLO DE APOIO PRESENCIAL DE BURITI DOS LOPES - PI

2012

NOME DO ALUNO

MARIO LUCIO DE MORAES DAMASCENO

A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIO COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA A SOBREVIVÊNCIA DE EMPRESAS DO SEGUIMENTO DE MINIMERCADOS NO BAIRRO SÃO BENEDITO EM PARNAÍBA – PI

Monografia apresentada ao Curso de Administração EaD como um dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí.

Orientador: Professor Especialista Denílson Pereira Silva

2012

NOME DO ALUNO

MARIO LUCIO DE MORAES DAMASCENO

TÍTULO DO TRABALHO: A importância da adoção de um plano de negócio como ferramenta gerencial para a sobrevivência de empresas do seguimento de minimercados no bairro são Benedito em Parnaíba – PI

Monografia apresentada ao Curso de Administração EaD como um dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí.

Data da aprovação: _______/_______/_________ Nota: __________________

______________________________________________________________________

Professor Orientador: Especialista Denílson Pereira Silva

______________________________________________________________________

Professor (a) Orientador (a)

______________________________________________________________________

Professor (a) Orientador (a)

Dedico este trabalho as pessoas que lutam diariamente ao meu lado, transmitindo fé, amor, alegria, determinação, paciência, e coragem, tornando os meus dias mais felizes e bonitos. Aos meus pais, Antônio Cicero (in memoriam) e Maria Caetano, a minha companheira Ana Luiza, meus filhos Vanessa, Victoria, Pedro Artur e Clara Sofia, ao meu irmão. Sem vocês eu não teria esta motivação e não seria nada!

“O amor é o único nexo permanente válido nas relações familiares. Amar e, ser amado é um desejo de todos. E também um direito que a sociedade deveria proteger e estimular.” (Knobel, 1992).

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pela proteção, inspiração e pela fé que edificou em meu coração.

A minha família pela compreensão de não me ter em diversos fins de semana, no decorrer de todo o curso, pela ausência quanto para estudar, elaborar trabalhos e seminários.

A Ana Luiza e as meus filhas Vanessa e Victoria por me consideram o seu exemplo de perseverança e objetivos, aos meus gêmeos, Pedro Artur e Clara Sofia, por se tornarem objetivo da empreitada acadêmica, apesar de ainda não compreenderem a real situação e denominarem minha Universidade como a minha Escolinha em sua inocência de estudante do maternal.

Os meus irmãos César, Ana Maria, Alberto e Janice incentivadores desta luta, a minha mãe, Maria Caetano, mesmo em seu estágio de sênior, por ser minha incentivadora e ao meu pai Antônio Cicero (in memoriam).

As minhas novas amizades concebidas na Universidade sem distinção, pelos grandes momentos de alegria e também os de tristeza que compartilhamos. Que elas durem tanto quanto foram intensas.

A todos que contribuíram para a elaboração deste trabalho, direto e indiretamente, os colaboradores, aos colegas acadêmicos do curso de Administração, Coordenadores do curso e do Polo, funcionários e em especial destaque aos tutores e orientadores que no decorrer do período do curso tornam-se mestres e amigos pelo resto de minha vida.

RESUMO

Este trabalho pretende trazer ao leitor um conhecimento da necessidade de um plano de negocio haja vista que a probabilidade de sucesso de um negócio, através de um planejamento, aumenta significativamente com a elaboração do plano de negócio. Enfim, as vezes não damos conta como isso é possível, mais dentro do mundo dos negócio o planejamento estratégico dado sua importância para a ser decisivo. Constatado tal feito através de um trabalho de pesquisa enfatizando a importância do Plano de Negócio no seguimento de minimercado, pela utilização de questionário, dentro de uma amostra de pesquisa de oito empresas demonstrou um total desconhecimento da ferramenta gerencial entre os entrevistados, constatando se que a maioria, não ouviu falar, desconhece e não lhe foi oferecido ou nunca utilizou a ferramenta, contudo ainda muitas pessoas abrem seus empreendimentos e continuarão a abri-los sem utilizar as ferramentas gerenciais oferecidas através dos administradores e contadores, como o objeto desta pesquisa o Plano de Negócio. Não podendo discutir se as empresas que utilizam a ferramenta sobrevivem mais ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com