TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE INTERNO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA EMPRESAS DA CIDADE DE SÃO BENEDITO-CE

Por:   •  24/6/2016  •  Artigo  •  6.506 Palavras (27 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DARCY RIBEIRO-FTDR

Curso de Especialização em Controladoria e Auditoria Contábil

FABRÍCIA MARIA DE OLIVEIRA QUEIROZ

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA A GESTÃO DE EMPRESAS DA CIDADE DE SÃO BENEDITO-CE

SÃO BENEDITO-CE

2014

FABRÍCIA MARIA DE OLIVEIRA QUEIROZ[pic 3]

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA A GESTÃO DE EMPRESAS DA CIDADE DE SÃO BENEDITO-CE

Artigo apresentado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade Darcy Ribeiro, como requisito final para obtenção do título de Especialista em Controladoria e Auditoria Contábil.

        

Orientador(a). Profª. Ms.Lúcia Ribeiro Gaião Máximo

SÃO BENEDITO-CE

2014

FABRÍCIA MARIA DE OLIVEIRA QUEIROZ[pic 4]

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA A GESTÃO DE EMPRESAS DA CIDADE DE SÃO BENEDITO-CE

Este artigo foi julgado suficiente como um dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Controladoria e Auditoria Contábil e aprovado em sua forma final pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro- FTDR.

Artigo aprovado em:____/____/______.

Orientadora:

 Profª. Ms.Lúcia Ribeiro Gaião Máximo

Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro – FTDR

1° Examinador

Prof. Ms.José Hamilton Máximo de Almeida

Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro – FTDR

2° Examinador

Profa. Especialista Samara da Ponte Silva

Instituto de Estudos e Pesquisa do Vale do Acaraú-IVA

SÃO BENEDITO-CE

2014

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA A GESTÃO DE EMPRESAS DA CIDADE DE SÃO BENEDITO-CE[pic 5][pic 6]

Fabrícia Maria de Oliveira Queiroz ¹

Lúcia Ribeiro Gaião Máximo ²

RESUMO- Este trabalho traz uma abordagem sobre a importância do controle interno para a gestão de empresas de pequeno porte, de ramos diversificados, da cidade São Benedito-CE. Tem como objetivo analisar a importância do controle interno, no processo decisório das empresas. Enfoca que o controle interno é muito importante, visto que, configura-se como uma ferramenta indispensável para a gestão das empresas, não apenas quanto à prevenção de fraudes, mas no seu potencial de informações. O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores, dentre os quais está o controle interno. Utilizou-se a  pesquisa bibliográfica,  à luz dos autores, para  mostrar o que é e o que representa o Controle Interno,  contribuindo para que o tema seja conhecido e entendido, e para que as empresas possam trabalhar de forma organizada, dentro do contexto em que estão inseridas. Os dados foram coletados através de um questionário que buscou identificar as características de controle das empresas pesquisadas. A partir das respostas obtidas constatou-se que as empresas, embora tenham pouco tempo de atuação no mercado, utilizam-se de um controle interno organizado, no qual permite as mesmas tomarem decisões acertadas para garantir a fidelidade de sua clientela. Enfim, pode-se perceber a importância que o controle interno traz para as empresas, sendo, portanto uma ferramenta capaz de trazer mais transparência e credibilidade nas ações das mesmas.

Palavras-chave: Controle interno.  Monitoramento. Tomada de decisões.

___________________________________________________________________________

¹ Acadêmica do Curso de Especialização em Controladoria e Auditoria Contábil -Faculdade de Tecnologia Darcy ribeiro – FTDR.

² Orientadora da Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro – FTDR, mestra em Biofísica pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

  1. INTRODUÇÃO[pic 7]

No cenário de transformação em que as empresas estão inseridas, para garantir sucesso e permanência no mercado,  as mesmas precisam aderir a muitos fatores, dentre eles o planejamento, a execução e o controle de suas necessidades. Portanto, tudo isso deve estar ligado à capacidade de organização para um diferencial no mercado.

Sabe-se que uma empresa que não dispõe de um controle interno organizado e estruturado , dentro de suas necessidades e possibilidades,  não pode garantir por muito tempo a continuidade do fluxo de suas operações. Para que a informação contábil seja íntegra, entende-se como fundamental e indispensável o uso de controles internos, que se apresentam como ferramentas que dão suportes ao planejamento, à execução e ao controle das atividades empresariais.

 O sucesso de uma empresa depende de diversos processos, dentre os quais está a aplicabilidade do controle interno. Então, a qualidade deste deve fazer a diferença para que a empresa possa atingir seus objetivos. 

 Dada as constantes mudanças no cenário empresarial, as empresas necessitam de controles internos precisos e de informações oportunas, para adequar sua atividade às novas situações. Por conta disso, é essencial ter um controle interno eficiente, para saber identificar as melhores tomadas de decisões. Mediante esse contexto questiona-se: a utilização de controles internos possibilita maior segurança na tomada de decisões gerenciais de pequenas empresas?  

Diante da problemática abordada, gerou-se o seguinte objetivo geral: analisar a importância do controle interno no processo decisório das empresas, como suporte ao fluxo de informações utilizadas por seus gestores para tomada de decisões. E como objetivos específicos: entender a finalidade e os objetivos do sistema de controle interno nas empresas da cidade de São Benedito-Ce; demonstrar a eficácia do controle interno no processo de geração de informações fidedignas à administração das empresas de pequeno porte; identificar a inter-relação entre o sistema de controle interno e o processo de tomada de decisão nas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)   pdf (299.7 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com