TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA PARA A ATIVIDADE CONTÁBIL

Ensaios: A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA PARA A ATIVIDADE CONTÁBIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  2.476 Palavras (10 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA PARA A ATIVIDADE CONTÁBIL

JOÃO IRINEU JALES

RESUMO: Com a globalização, o advento da tecnologia transformou a sociedade. As atividades profissionais sofreram mudanças significativas e essa nova realidade alterou o perfil do contador. A evolução da tecnologia da informação proporcionou à atividade contábil uma melhora no desempenho de sua função, mas também trouxe consigo novas necessidades ao profissional contábil. A partir do uso continuo do computador e do surgimento de variados programas de trabalho, o contador precisou tomar parte dessas transformações e melhorar seu desempenho. Este estudo discorre sobre essa realidade e toma como ponto de partida a reflexão acerca da importância da informática para o trabalho contábil no mundo contemporâneo.

PALAVRAS-CHAVES: Globalização, Informática, Tecnologia, Atividade contábil.

ABSTRACT: With globalization, the advent of technology has transformed society. Professional activities have undergone significant changes and this new reality affect the profile of the counter. The evolution of information technology to the accounting activity provided an improvement in the performance of its function, but also brought new requirements to professional accounting. From the continuous use of computers and the emergence of various work programs, the counter had to be part of those changes and improve their performance. This study discusses this reality and takes as its starting point the reflection on the importance of information for accounting work in the contemporary world.

KEYWORDS: Globalization, Information Technology, Accounting Activity.

1 INTRODUÇÃO

O uso da informática é hoje uma realidade presente no mundo todo, nas tarefas mais simples às mais complexas, é possível perceber a presença de elementos ligados a alguma forma de interação entre o homem e o computador.

A rede de computadores adquiriu na contemporaneidade, uma importância extraordinária em todas as atividades profissionais. A todo momento é possível perceber cada vez mais a presença de múltiplos meios comunicacionais que convergem para a melhoria da atuação profissional no mais variados segmentos.

Nas últimas décadas ocorreu uma revolução na informática e o computador passou a ser utilizado por um número cada vez maior de indivíduos, o que além de democratizar o acesso, contribuiu para uma revolução nos modos de execuções profissionais.

A contabilidade não ficou à margem desse processo de transformação, pelo contrário, o uso cada vez mais frequente da informática tornou o trabalho menos burocrático e facilitou de tal forma o desempenho da atividade que, em tempos atuais é quase impossível imaginar um contador que trabalhe sem o uso dos programas de computador.

Essa realidade trouxe consigo novos desafios a esse profissional na medida em que exigiu dele um olhar mais comprometido com as mudanças e um maior comprometimento com o uso de tais ferramentas.

Este estudo faz uma reflexão acerca das mudanças advindas pelo surgimento da informática. É um texto norteado pela indagação de como o surgimento dos sistemas de informação contribuíram para a melhoria da atividade contábil. No início é feita uma relação entre a importância da tecnologia para a atividade contábil, uma vez que se faz interessante refletir até que ponto a informatização dos meios possibilitou a melhora do trabalho do contador.

Em seguida, são feitas algumas considerações sobre os desafios que o profissional encontra no processo de adaptação e uso da tecnologia em seu trabalho. Toda mudança causa impacto e com o surgimento da informática na contabilidade não poderia deixar de ser diferente, pois por ser um trabalho extremamente burocrático, é comum que o surgimento de variados programas causem uma multiplicidade de ferramentas que podem vir a causar uma certa confusão no seu uso, o que faz com que o contador precise se esforçar para acompanhar essa grande quantidade de informações.

Ao final, há um entendimento sobre toda a reflexão exposta no decorrer do trabalho não pretendendo ser uma conclusão fechada em si, pois o conhecimento está em constante elaboração e ressignificação.

2 A TECNOLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A ATIVIDADE CONTÁBIL

Atualmente os avanços na área da tecnologia têm mudado significativamente as relações de trabalho. Uma gama de aplicativos, invenções e programas vêm

proporcionando uma revolução capaz de estimular cada vez mais os processos de aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de novas técnicas de trabalho nos mais variados setores da sociedade.

Várias invenções objetivaram ao longo da história a melhoria de vida dos indivíduos sociais. Entre essas invenções, figura, sem sombra de dúvida o desenvolvimento das ferramentas informacionais. É o resultado de um longo processo de adaptação e recriação que contribuiu para a evolução da aplicação de computadores nas mais variadas atividades cotidianas. Este aspecto pode ser mais bem entendido em Oliveira (2001, p. 1)

A utilização dos recursos de informática é hoje uma realidade, tanto no mundo científico quanto de negócios. A todo o momento, vêm-se reportagens em jornais, revistas e televisão confirmando, com toda ênfase, a importância que a rede vem adquirindo neste mundo. Porém, apesar de toda mídia, para muitos a Informática ainda não faz parte do seu cotidiano. Nas últimas décadas, ocorreu uma revolução na informática, e o computador, antes aplicado mais em áreas científicas e administrativas nas grandes organizações, começou a ser utilizado pelos indivíduos em suas próprias residências, nas pequenas organizações e até mesmo nas salas de aula usuais.

Assim sendo, é interessante observar que o uso da informática vem alcançando cada vez mais espaços e tornando-se indispensáveis em diversas áreas bem como está presente no cotidiano das pessoas influindo em suas decisões e estabelecendo novas formas de interação social. Seu uso se torna indispensável à sociedade, esse é um fato perceptível. O uso de computadores ofertou consideráveis benefícios para todos os profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com