TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Por:   •  11/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.102 Palavras (13 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 13

CETAM – Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - AM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO[pic 1]

TEMA: ÉTICA

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Manaquiri/AM

2019

RAIANE CORDEIRO MESQUITA[pic 2]

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao CETAM para atender parte dos requisitos para obtenção nota no Curso Técnico em Administração. Ministrado pelo professor André Souza.

        

Manaquiri/AM

2019

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Resumo

As constates mudanças, que estão acontecendo em todas as dimensões do mundo atualizado, exigem das empresas uma adequação rápida para que possam sobreviver. A necessidade de um processo que garanta a elas o sucesso e a supervivência, vem sendo posto em pratica com o auxílio da ética no seu dia a dia de trabalho. Assim a Ética é um conjunto de normas morais, pelo qual o indivíduo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce e na sociedade em que vive, para que possamos viver relativamente bem. Desta forma as empresas, usam a ética como um meio de melhoria nas suas relações de trabalho, garantindo através da mesma a valorização de seu capital humano e uma vida longa. O trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica, com pontos importantes sobre a ética e as relações de trabalho.

Palavras-chave: Ética, Organizações, Sociedade, Pessoas

1 INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho vem passando grandes transformações por conta da globalização. De acordo com essas mudanças o que as empresas tem hoje como seu maior capital, são seus funcionários e colaboradores.

Com as novas gerações entrando no mercado de trabalho, o que antes era feito automaticamente por todos, hoje todos querem saber o “Por que ou Para que” tal ordem tem que ser cumprida. Antigamente as pessoas desenvolviam suas funções, sem questionar nada, hoje o que vemos são empregados mais questionadores, sempre em busca de novos conhecimentos.

O trabalhador do século XXI visa o conhecimento na sua totalidade, sendo um cidadão, intelectual, ético e comprometido com a construção de uma nova sociedade, com visão ampla e transformadora do meio em que vive.

Por isso nessa busca pelo capital humano as empresas tentam se diferenciar em todas as áreas. As empresas buscam atrativos de todas as formas, desde um salário e benefícios bons para o empregado, até sua mudança de clima e cultura organizacional. Segundo Schoeder (2005):

As empresas vivem hoje uma nova realidade buscando tornarem-se mais modernas, competitivas, flexíveis, capazes de oferecer respostas rápidas ao mercado, reduzindo custos operacionais e apresentanto produtos e serviços de maior qualidade. Esta nova realidade empresarial desenhou um novo perfil organizacional e um novo perfil dos empregados, surge assim uma nova cultura empresarial.

Um conceito antes esquecido por muitos, vem tomando um espaço importante dentro de uma organização, a questão da ética “teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade” (Vasquez,2002, p.23).

Como apresentado, a ética diz respeito a convivência, ação dos homens em sociedade, tendo a moral como base de consulta para sua ação. Além disso, por mais que o homem acredite que suas ações e decisões são tomadas exclusivamente em função da sua consciência, essas decisões são influenciadas por seu contexto social, tendo o outro como parâmetro para seu comportamento.

Dessa forma o trabalho se propõe tratar da importância da ética nas relações de trabalho. A importância desse trabalho se caracteriza pela necessidade de se analisar situações onde a ética se faz presente.

Com as constantes mudanças no mundo moderno, o capital humano vem sendo muito valorizado nas organizações. A questão da ética vem sendo importante tanto para o funcionário, como para empresa e para sociedade onde ela está presente. Diante disso, o propósito deste trabalho é analisar a importância da ética nas relações de trabalho. Sendo assim o Objetivo geral desta pesquisa é Analisar, através de pesquisa bibliográfica como a ética pode ser utilizada nas relações de trabalho.

Portanto este nos capítulos seguintes dedica-se a resgatar o conhecimento científico acumulado sobre ética, por se tratar do tema de fundo deste trabalho. Desta forma, será apresentada a fundamentação teórica, trazendo algumas apreciações sobre a definição conceitual de ética, suas modalidades, e sua aplicação específica no âmbito empresarial, e mais especificamente na gestão das relações humanas nas organizações.

2 APRECIAÇÃO SOBRE ÉTICA

Segundo Vasquez (2002) “a Ética é a ciência que estuda o comportamento moral dos homens na sociedade”. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Esta definição nos remete a duas questões segundo Passos (2004):

O primeiro relaciona-se com o papel que ela desempenha na sociedade, no sentido de possibilitar um equilíbrio entre os anseios individuais e os interesses da sociedade, no sentido de possibilitar um equilíbrio entre os anseios individuais e os interesses da sociedade; assim, não existe uma moral individual; ela é sempre social, pois envolve relações entre sujeitos. Diante disso, as normas morais são colocadas em função de uma concepção teórica em vigor, que quase sempre a concepção dominante.

No segundo aspecto, é conhecido que os valores morais expressam uma cultura. Dessa forma, variam historicamente, pois cada sociedade edifica suas normas a partir das suas crenças, modelo social, formação econômica e social. É nesse sentido que Vaz (1993) relembra que ética desde sua acepção inicial se dirigiu à cultura e foi entendida como morada do homem, como abrigo protetor do ser humano, ou seja, como condição de sobrevivência e de convivência social. Segundo Rosini (2003, p. 146):

A ética é definida como estudo de juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, relativamente à determinada sociedade, ou de modo absoluto. No ambiente corporativo, ela procura guiar o indivíduo na tomada de decisões levando-se em conta o ponto de vista predominante na sociedade, num determinado espaço de tempo.

Para ilustrar essa questão, tem-se mais uma contribuição de Rosini (2003, p. 147), que registra “nas atuais economias nacionais e globais, as práticas empresariais dos administradores afetam a imagem da empresa para qual trabalham”. Sendo assim, para a empresa competir com sucesso nos mercados nacional e mundial, será preciso manter uma sólida reputação de comportamento ético.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (168.3 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com