TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS

Pesquisas Acadêmicas: HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  1.272 Visualizações

Página 1 de 2

HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS PARTICULARIDADE E ESPECIFICIDADE

Na fase de habilidades motoras especializadas, o desempenho bem sucedido da mecânica de habilidades motoras depende de movimentos fundamentais maduros. Após o estágio transitório, progredimos para os estágios finais, nos quais as habilidades motoras especializadas são aplicadas à vida diárias, a experiências recreacionais e esportivas.

Entre 11 e 13 anos, aproximadamente, a criança toma decisões em relação a sofisticação crescente das suas habilidades, empregando-as nas atividades de iniciação competitivas, sendo capaz de decidir em que atividade tem maior satisfação e sucesso.

Essa é a época para refinar e usar habilidades mais complexas em jogos, atividades de liderança e em esportes selecionados.

Os movimentos fundamentais são aprimorados nessa fase. Como exemplo, os

movimentos de saltar num pé só e pular podem agora ser aproveitados em atividades de pular corda e execução do salto triplo, como também no desempenho de danças folclóricas. Para Meinel, a tendência de desenvolvimento marcante desta fase em relação à fase anterior é o rápido aumento da habilidade de aprendizagem motora, “[...] visto como consequência de rápidos progressos no aspecto físico e psíquico, bem como em diversas habilidades de condicionamento e principalmente de coordenação.Didaticamente falando, a fase motora especializada é uma continuação da fase anterior, porém mais aprimorada. Se na fase motora fundamental se dava ênfase primeiro ao plano de coordenação dos movimentos com treinamentos pouco variados, na fase motora especializada deve-se dar continuidade ao aperfeiçoamento por meio da adaptação a diferentes condições ou alternativas. As execuções desta fase devem sempre ser desenvolvidas em relação à fase anterior, ou seja, a continuidade do exercício para a fase da estabilização do “poder” requer continuamente a intervenção do professor-educador. É preciso lembrar que as crianças ainda se guiam firmemente pela demonstração do movimento.Desse modo, é muito importante e apropriada a perfeita e estimulante demonstração do professor. A prontidão na solicitação de aprendizagem requer a realimentação (feedback) constante do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com