TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSTITUIÇÃO E SUA CARACTERIZAÇÃO.

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.360 Palavras (14 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SERVIÇO SOCIAL

CLEUZA PEREIRA DA SILVA

A INSTITUIÇÃO E SUA CARACTERIZAÇÃO

[pic 2]

Diamantina

2014

[pic 3]

CLEUZA PEREIRA DA SILVA

A INSTITUIÇÃO E SUA CARACTERIZAÇÃO

        

Trabalho apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná .

[pic 4]

Diamantina

2014

Sumário

INTRODUÇÃO.....................................................................................................03

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO- INSTITUCIONAL................................................ 04

CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................... 13

 

INTRODUÇÃO

O Serviço Social não se configura como um trabalho, pois não atua diretamente com a transformação dos recursos da natureza necessários para a reprodução social, se configura como um complexo social, responsável pela organização dos indivíduos para o trabalho.

Entretanto, pode-se afirmar que, o Serviço Social se materializa como processo de trabalho partindo da premissa de que possui um objeto no qual intervêm, sendo este, a questão social e suas refrações. Possui, também, instrumentos de intervenção firmados nas bases teórico-metodológicas, apreendidas enquanto profissão regulamentada, materializando-se em entrevistas sociais, reuniões, encaminhamentos, pareceres sociais, etc.

O Serviço Social intervém nas relações sociais, e, a partir da execução de seu trabalho pode contribuir para a construção de outra sociedade onde haja a superação da contradição capital e trabalho que potencializa a questão social.

Nesse sentido, o produto da intervenção profissional pode se configurar de forma diferenciada de acordo com o local no qual os assistentes sociais estão inseridos. Assim, através do estágio pode-se conhecer e compreender a importância deste profissional para a sociedade. Aqui mostraremos a instituição e o trabalho que nela é realizado.

CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL

Na contextualização histórica, o CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços de proteção básica das SUAS, sendo que este de caráter preventivo e proativo.

Hoje, o município de Gouveia MG passou da gestão inicial para a básica e a partir de então foi contemplado com um Centro de Referência. E este foi inaugurado no mês de julho de 2007, diante da necessidade de trabalhar com as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A atuação do Assistente Social na secretaria iniciou-se em agosto de 2007 como o caráter administrativo, coordenativo, onde o mesmo planeja, organiza, investiga, administra programas e projetos sociais e nas intervenções sociais.

O estágio foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social que está situada à Rua Dr. Zózimo Couto, nº1. 660 Bairros Capelinha cidade de Gouveia, Minas Gerais. Nesta instituição possui a recepção que é conjugada com a sala de espera, uma sala de coordenação, uma sala para a psicóloga, uma sala para a brinquedoteca e oficinas pedagógicas, uma sala para o Projovem Adolescente, uma sala para o Assistente Social, uma área para o refeitório, lazer, três banheiros e uma cozinha.

Na estrutura organizacional deste centro social desenvolvem-se atividades em sede exclusiva onde atende toda demanda do município e onde desenvolve atividades como oficinas diversas e palestras com a finalidade de estar orientando a população e conta também com o apoio de alguns voluntários. Para desempenhar as atividades, o CRAS conta com um coordenador geral, uma psicóloga, um assistente social, um auxiliar administrativo, cinco facilitadores e um coordenador do Projovem.

Tem como objetivos:

  • Colaborar com autoridades nas campanhas de esclarecimentos e divulgação dos direitos da população;
  • Assistir dentro de seus objetivos, a família, a maternidade, a infância, a adolescência e a velhice;
  • Atuar de forma preventiva evitando que as famílias têm o seu direito violentado e recaindo em situação de risco;
  • Desenvolver ações que envolvam diversos setores com o objetivo de romper o ciclo de pobreza de geração;
  • Contribuir para o processo de autonomia e emancipação das familias em prol do seu protagonismo, potencializar com vínculos de solidariedade.

A instituição realiza atividades através de programas que vão de encontro a parecer social após visita domiciliar, para atualização da Bolsa Família; visita domiciliar para concessão dos benefícios da prestação continuada (BPC), Declaração de Pobreza, Visita Domiciliar para Realização de BPC para deficientes, visita domiciliar para apurar denúncia de maus tratos, violação estatuto do idoso.

Muitas são as atividades realizadas na instituição e estas visam a política social, ou seja, a melhoria da qualidade de vida do cidadão de Gouveia. As principais políticas sociais são: o PROJOVEM Urbano e Rural, Comando Mirim, Implantação do PETI.

Os recursos financeiros vêm de verbas do governo federal e municipal, tem também parcerias com a emater de Gouveia, que repassa o programa da CONAB (alimentos e verduras) para lanches dos adolescentes e crianças.

O Centro de Referência de Assistência Social de Gouveia é financiado através de recursos municipais já que ainda não foi beneficiado com o co-financiamento do governo federal.

No âmbito institucional, os atores do Centro de Referência de Assistência Social são uma equipe multidisciplinar, como Assistente Social, psicólogo, coordenador,  monitores de oficinas e do Programa projovem, usuários, ou seja, familias credenciadas.

A maioria da população é beneficiada pela Bolsa Família, sendo a maioria da Zona Rural, onde se encontra em situação de risco ou vulnerabilidade social. São atendidas na instituição diretamente e indiretamente cerca de 350 familias contempladas, onde se enquadra parecer social após visitas domiciliares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (174.3 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com