TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imaginação Sociológica

Por:   •  23/8/2021  •  Resenha  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

Imaginação Sociológica é um conceito elaborado por C. Wright Mills, que se encontra em seu livro “A Imaginação Sociológica” . De acordo com Mills (1982), a imaginação sociológica é a habilidade de conectar história e biografia e as relações existentes entre elas na sociedade. É a capacidade do indivíduo de juntar suas vivências pessoais com a sociedade que ele está inserido, a fim de perceber a ligação existente entre ambas. A imaginação sociológica permite que o indivíduo veja muitos fatos que parecem dizer apenas sobre ele, enquanto pessoa, mas na verdade refletem questões sociais mais amplas. “Por meio dela, busca-se a orientação para o presente como história.” (MILLS, 1982, p. 22)

A partir de um olhar investigativo o indivíduo é instigado a buscar respostas racionais baseadas no conhecimento científico, afastando-se do senso comum de explicações superficiais da realidade. O conceito de imaginação sociológica possui grande relevância, pois a partir desse conceito o indivíduo consegue compreender melhor a relação de indivíduo-sociedade. Através dela, pode-se observar como as instituições sociais, relações, economia, política e a cultura influenciam diretamente na vida e nas escolhas dos indivíduos.

Com isso, pode-se observar a importância do incentivo a criação dessa linha de pensamento para a formação de cidadãos críticos, capazes de enxergar a realidade, e como isso afeta positivamente a sociedade. Como afirma Mills, “ter consciência da ideia da estrutura social e utilizá-la com sensibilidade é ser capaz de identificar as ligações entre uma grande variedade de ambientes em pequena escala. Ser capaz de usar isso é possuir imaginação sociológica.” (MILLS, 1982, p.17)

Essa linha de raciocínio baseada na reflexão racional e científica, é responsável por denunciar os variados preconceitos existentes, que são ideias propagadas pelo senso comum, em que é priorizado o discernimento raso da sociedade e que muitas vezes é passado por gerações. Desconstruir toda forma de preconceito é de suma importância, porém é um processo árduo, e que só é possível através de cidadãos conscientes de si e da realidade em que vivem.

A importância do conhecimento sociológico também está exemplificado nas ideias de Peter Berger, no capítulo A Sociologia como forma de consciência, o autor começa expondo os conceitos de “social” e “sociedade” e os diferentes significados que as pessoas atribuem a estes conceitos. Logo após, Berger levanta questões sobre o estudo sociológico e como isso favorece uma melhor compreensão da realidade social. “A perspectiva sociológica envolve um processo de ver além das fachadas das estruturas sociais.” (BERGER, 2004, p. 41) Pode-se relacionar essa prática a um dito conhecido “pensar fora da caixa”, ou como o próprio Beger se refere, “olhar por trás dos bastidores”, pois ela “constitui um panorama amplo, aberto e emancipado da vida humana” (Ibidem, p. 64)

Mills e Berger, ambos trazem à tona a importância do conhecimento sociológico, do olhar investigativo e científico para entender melhor o cenário em que se vive. Aflorando o pensamento crítico sobre o todo, deixando de lado o senso comum. É a partir desse saber, praticando o estranhamento de coisas tidas como naturais, que é possível observar que até o simples ato de vestir-se possui um significado por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com