TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Contabilidade Na Gestão Corporativa

Trabalho Escolar: A Importância Da Contabilidade Na Gestão Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ESTÃO EMPRESARIAL/CORPORATIVA 4

Entre os fundamentos da administração ou gestão empresarial estão. 4

Vínculo entre administração empresarial e a contabilidade. 5

Governança Corporativa (Governança) 6

CONCLUSÃO 8

BIBLIOGRAFIA 9

INTRODUÇÃO

Neste trabalho procurei dar enfoque na evolução do pensamento administrativo, atrelado a conceitos trabalhados na contabilidade, e na correlação deles para uma do desenvolvimento de uma abordagem sistêmica, demostrando assim a importância dos mesmos a gestão corporativa.

ESTÃO EMPRESARIAL/CORPORATIVA

Desde o princípio da administração científica primeiramente implementada primeiramente por James Watt Jr. e Mathew Bouton e um século depois trabalhada e amplamente difundida por Frederik W. Taylor e Henry Ford ouve sempre uma preocupação com a obtenção de lucros cada vez maiores para as empresa, e para que isso seja possível fez-se necessário que empresas buscassem a todo custo uma maior eficiência na utilização dos recursos dos quais ela dispõem tomando, por exemplo, os recursos matérias, financeiros e até intelectual.

Com base nisso desenvolveu-se no último século uma grande quantidade de teorias voltadas a administração científica e entre seus autores podemos destacar nomes que foram de grande contribuição para todo o processo da evolução do pensamento administrativo entre eles Taylor, Henry Ford, H. Fayol que defendem uma administração mais voltada para o estimulo da produção por meio de incentivos financeiros até o surgimento das teorias do Enfoque sistêmico (Cibernética/Teoria geral dos sistemas) que busca uma maior observação do ambiente organizacional em relação ao ambiente externo a empresa (MOST ambiental).

Entre os fundamentos da administração ou gestão empresarial estão.

Valorização das Pessoas, através da criação das condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu potencial por meio do comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender, criando práticas flexíveis e produtivas para atrair e reter talentos, bem como proporcionando um clima organizacional participativo e agradável, que propicie um alto desempenho.

Liderança e Constância de Propósito, a liderança não se limita mais às funções tradicionais de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. É preciso atuar como coaching, guardião da cultura e dos valores da organização, promotor de relações de qualidade com pessoas, clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes, e defensor de ações ambiental e socialmente responsáveis. Liderança é a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum, a base da Liderança não é o Poder, mas sim a Autoridade, pois Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer que elas façam, não por causa do Poder que você tem, mas sim, por reconhecerem sua autoridade, a qual foi conquistada através de seu testemunho, comprometimento, e compromisso.

Visão de Futuro, para ter uma visão do futuro dentro de um ambiente extremamente mutável, é necessário compreender os fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o seu ambiente externo no curto e no longo prazo, visando o seu sucesso e a sua perenização.

Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado, todas as organizações necessitam conhecer quem são os receptores de cada um de seus produtos e serviços. Também necessita conhecer as suas expectativas e necessidades além de conhecer onde e como esses produtos e serviços estão disponibilizados e acessíveis para eles.

Desenvolvimento de Parcerias, desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes e atendimento pleno das necessidades e expectativas dos clientes.

Geração de Valor, a busca e alcance de resultados consistentes, assegurando a sobrevivência e perenidade da organização pelo aumento de seu valor tangível e intangível de forma sustentada, enfatizando o acompanhamento dos resultados em relação às metas, visando a obtenção do sucesso desejado para a organização.

Aprendizado Organizacional, a busca incessante em alcançar novos patamares de conhecimentos para o desenvolvimento e sucesso da organização por intermédio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.

Pensamento Sistêmico, que tem a concepção de uma organização como um sistema vivo e aberto, com uma interdependência entre os seus diversos componentes e entre ela e o seu ambiente externo.

Cultura da Inovação, a promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias em seus processos, produtos, serviços e relacionamentos que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.

Orientação por Processos e Informações, uma compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, através de mapeamentos e padronizações com uma observância das necessidades das mesmas, sendo que para a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.

Responsabilidade Social, definida pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com