TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Briefing E Do Planejamento Na Publicidade

Artigo: A Importância Do Briefing E Do Planejamento Na Publicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Antes da execução de toda campanha publicitária, é preciso fazer pesquisas e levantamento de informações sobre o mercado, o público-alvo, o produto ou serviço a ser oferecido, a marca e todos os outros aspectos envolvidos. Essas pesquisas e informações servirão de base para a toda a campanha e irá direcionar o seu planejamento.

Essa pesquisa apresenta uma breve análise sobre a importância da realização de um briefing completo e um planejamento eficaz no mercado publicitário, com base no livro A Arte da Guerra, de Sun Tzu.

A Importância do Briefing e do Planejamento na Publicidade

“Não refletir seriamente sobre tudo o que lhe concerne é dar prova de uma culpável indiferença no diz respeito à conservação ou à perda do que nos é mais querido; e isso não deve ocorrer entre nós.” (Sun Tzu)

Com essa frase, Sun Tzu quer dizer que é preciso refletir profundamente sobre tudo que aquilo que nos rodeia, ao não fazer isso, estamos sempre condenados a falhar.

Na publicidade, refletir seriamente sobre tudo o que lhe concerne deve ser relacionado com o briefing e o planejamento. É preciso estudar bem a concorrência, saber todos os seus pontos positivos e negativos, a situação do mercado, o perfil do consumidor, a imagem da marca na mente do consumidor, além dos aspectos do produto a ser lançado.

Ao lançar uma campanha sem ter conhecimento total sobre todos os aspectos necessários, sem a realização de uma pesquisa profunda e um briefing completo, o resultado será negativo. A falha se deve pela falta de interesse da equipe responsável, em realizar um trabalho de qualidade, para que se possa elevar a marca.

O conhecimento sobre o mercado, a concorrência e o consumidor é essencial para que se possa saber a melhor forma de “atacar” e colher os melhores resultados. Também ajuda a agir a favor da redução de danos diante de um imprevisto e a defender diante dos ataques da concorrência.

O briefing é a base e a essência de qualquer campanha publicitária, antes de começar um projeto devemos levantar informações relevantes e detalhadas sobre o que vamos trabalhar, com isso teremos mais segurança e estratégias para promover uma marca.

A qualidade do briefing depende muito do detalhamento e organização das informações apresentadas, é necessário ter uma visão completa das necessidades e soluções que envolvem o projeto. Se necessário ele deve ser desenvolvido em mais de uma reunião para que não se torne resultado de uma primeira impressão.

Estabelecer um conjunto de ideias é fundamental nas etapas do projeto, o êxito para um bom planejamento está ligado à qualidade do levantamento das informações que precedem o desenvolvimento, obter resultados positivos implica em coletar informações claras e precisas, com dados relevantes de acordo com o serviço a ser oferecido. Sendo assim o briefing é indispensável para colher bons resultados quando se trata de publicidade, é o começo de tudo.

Para conquistar novos clientes em um mercado grande e amplo, com diversos segmentos, é necessário conhecer o mercado e o público-alvo. Com bases em pesquisas prévias e na elaboração do briefing é preciso traçar planos, pois o planejamento define as estratégias e táticas a serem seguidas, para que se possa conquistar um bom resultado e não gerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com