TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Trabalho Na Sociedade

Trabalho Universitário: A Importância Do Trabalho Na Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  15.396 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância do trabalho na sociedade

O trabalho nos dias de hoje se tornou algo essencial na vida da sociedade,e sempre esteve presente na história humana. É um fator importante para posicionar o homem como individuo único que complementa e da sentido a vida. Mas a definição de trabalho varia de região para região, cultura para cultura, principalmente da camada social e de época para época.

Por exemplo na Antiguidade Clássica, as elites dominantes ocupavam-se exclusivamente do trabalho intelectual, artístico, especulativo ou político. De outro lado, as funções consideradas subalternas por sua natureza rústica e penosa,trabalho braçal eram desempenhadas pela mão de obra escrava, obtida nas guerras de conquista.

Já na Revolução Industrial mesmo com a transformações que houve no campo da economia e do trabalho. Por substituir o trabalho rural e do artesanato pelas atividades industriais, modificaram-se radicalmente as condições de vida do trabalhador, mas a miséria, o serviço estafante e prolongado, as péssimas condições de moradia e de alimentação prosseguiram, afligindo a classe trabalhadora e com o passar do tempo foram-se revelando as imperfeições e injustiças do capitalismo industrial. Além das circunstâncias já mencionadas, a concentração do capital em poder de um reduzido número de pessoas; a ausência de quaisquer direitos trabalhistas em favor do proletariado; a falta de motivação dos operários, que passaram a "vender" seu trabalho, sem participação integral no processo produtivo; o crescimento desordenado das cidades, como surgimento de bairros miseráveis, onde se amontoavam os operários, foram fatores que provocaram uma forte reação ideológica por parte de grandes pensadores da época.

Surge então, a teoria da Administração das Relações Humanas onde pregam como ideal a motivação, o enriquecimento de cargos, ampliação do relacionamento interpessoal no trabalho, neutralização das lideranças e valorização da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com