TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da ferramenta de Qualidade e do Método de PDCA

Tese: A Importância da ferramenta de Qualidade e do Método de PDCA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância da ferramenta de Qualidade e do Método de PDCA

PLAN (Planejar), DO (Fazer/Executar), CHECK(Checar/Verificar/Controlar) e ACT(Agir), PDCA - um instrumento de melhoria contínua da qualidade.

Essa metodologia é uma maneira simples e eficaz de planejar, colocar em prática, controlar e agir sobre as falhas, para que se chegue à meta estabelecida e pode ser utilizada tanto para a manutenção (também chamada de SDCA, do inglês Standard, Do, Check, Action) quanto para a melhoria das diretrizes de controle de um processo. O giro do ciclo PDCA deve ser feito constantemente, trazendo resultados de melhoria contínua para os processos e, consequentemente para a organização.

O ciclo PDCA é uma proposta de abordagem organizada que tem como objetivo solucionar qualquer tipo de problema. Desta forma, pode-se orientar de maneira eficaz e eficiente a preparação e a execução de atividades planejadas para a solução de um problema. Foi introduzido no Japão no período pós-guerra por Willian Edward Deming, porém foi desenvolvido por Walter Shewhart na década de 20. O ciclo PDCA tem por princípio tornar mais claros e mais ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, começando pelo planejamento, em seguida executa-se o conjunto de ações planejadas. Posteriormente, comparam-se os resultados obtidos com a meta estipulada e, por fim, toma-se uma ação para eliminar ou ao menos reduzir os defeitos no produto ou processo.

A partir do momento em que se têm as definições de qualidade, serviços e ferramentas para análise e solução de problemas, já é possível iniciar um estudo mais elaborado da metodologia que envolve todos esses conceitos.

A metodologia baseia-se na obtenção de dados que justifiquem ou comprovem teorias ou hipóteses previamente levantadas. Através da utilização de algumas ferramentas, busca-se identificar as causas que possam estar relacionadas ao problema em estudo.

A identificação do problema pode ocorrer em qualquer departamento da empresa e, não necessariamente por uma pessoa especializada no assunto qualidade. Mas, a auditoria da qualidade tem a função de evidenciar essas oportunidades. Para cada problema identificado e priorizado, em função de riscos, custos e benefícios para o negócio, podem ser estabelecidos um projeto de análise e solução. O controle da qualidade via PDCA é o modelo gerencial para todas as pessoas da empresa. Este método de solução de problemas deve ser dominado por todos. Todos nós precisamos ser exímios solucionadores de problemas. O domínio deste método é o que há de mais importante no TQC (Campos, 1992).

O ciclo do PDCA é utilizado para controlar o processo, com as funções básicas de planejar, executar, verificar e atuar corretamente. Para cada uma dessas funções, existe uma série de atividades que devem ser realizadas.

O PDCA – ciclo de melhoria contínua – foi idealizado por Shewhart, um engenheiro dos Laboratórios Bell, na forma de PDSA (Plan – Do – Study – Act), por volta do ano 1920 e divulgado e utilizado por Deming no Japão do pós guerra (1950), ocasião em que se difundiu largamente. É importante destacar que Walter Shewhart já discutia o ciclo de Aprimoramento Contínuo (Plan – Do – Study – Act) em 1039, em seu livro “Statistical Method from the viewpoint of Quality Control.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com