TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Ferramenta de Qualidade e o Método PDCA

Seminário: A Importância da Ferramenta de Qualidade e o Método PDCA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Seminário  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 2-“A importância da Ferramenta de qualidade e do metodo PDCA.

Atualmente a gestão da qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade A Gestão da qualidade trata-se da estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais.

Esta tem sido amplamente utilizada em indústria de produtos ou de serviços. A conscientização para a qualidade e o reconhecimento de sua importância, tornou a certificação de sistemas de gestão da qualidade indispensável para as micro e pequenas empresas de todo o mundo.

Uma organização que se dedica a ampliar uma política de gestão voltada para a "qualidade" tem consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada. As mesmas precisam pôr em prática atividades que visam estabelecer e manter um ambiente no qual as pessoas, trabalhando em equipe, consigam um desempenho eficaz na busca das metas e missões da organização.

O ciclo PDCA é uma das formas que a empresa tem para dar inicio a gestão de qualidade e de se preocupar com seus processos, e para isso pode se utilizar essa ferramenta que tem grande utilidade e na busca da melhoria continua.

O PDCA é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento (vendas, compras, engenharia, etc).

O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente), e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.

A aplicação do Ciclo PDCA a todas as fases do projeto leva ao aperfeiçoamento e ajustamento do caminho que o empreendimento deve seguir, mesmo os processos considerados satisfatórios são passíveis de melhorias. A introdução de melhorias gradativas e contínuas aos processos só tendem a agregar maior valor aos resultados do projeto e a assegurar maior satisfação dos clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com