TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da qualidade da ferramenta e do método PDCA

Seminário: Importância da qualidade da ferramenta e do método PDCA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Seminário  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Ferramenta de Qualidade e do Método PDCA

As ferramentas de controle de qualidade fazem parte de um grupo de métodos estatístico, que devem ser conhecidas por todas as pessoas envolvidas na empresa, do presidente aos colaboradores, e, por isso, devem fazer parte dos programas básicos de treinamentos das organizações.

Estas ferramentas são de suma importância nas organizações, pois são elas que serão usadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente ocorrem e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.

Se essas ferramentas forem bem aplicadas dentro da organização, elas poderão ajudar a organização a elevar os níveis de qualidade por meio da solução eficaz de problemas; diminuir os custos, com produtos e processos mais uniformes; executar projetos melhores; melhorar a cooperação em todos os níveis da organização; identificar problemas existentes nos processos, fornecedores e produtos; identificar causas raízes dos problemas e solucioná-los de forma eficaz etc. Para toda organização e seus gestores e alunos que estudam essa matéria é necessário saber para que serve cada ferramenta e como aplicá-la, pois somente assim será possível obter bons resultados.

È de grande importância o ciclo PDCA pois ela vem justamente para facilitar a tomada de decisões, com o intuito de alcançar um melhor nível de gestão dia após dia, atingindo assim os resultados pretendidos. É uma ferramenta simples, mas que ao mesmo tempo, após implantada, reflete em um avanço significativo para o planejamento eficaz.

O ciclo PDCA busca assim a partir do planejamento da ação atingir sua execução e checagem para conferir se estão surtindo os efeitos pretendidos. Plan, Do, Check, Act: são essas as etapas que dão nome ao ciclo e que devem ser seguidas para atingir a melhoria contínua.

A aplicação do Ciclo PDCA a todas as fases do projeto leva ao aperfeiçoamento e ajustamento do caminho que o empreendimento deve seguir, mesmo os processos considerados satisfatórios são passíveis de melhorias. A introdução de melhorias gradativas e contínuas aos processos só tendem a agregar maior valor aos resultados do projeto e a assegurar maior satisfação dos clientes.

Existem dois tipos de metas para serem cumpridas no ciclo PDCA. São elas:

• Metas para manter - O PDCA utilizado para atingir metas padrão, ou para manter os resultados num certo nível desejado, pode então ser chamado de SDCA (S de standard).

• Metas para melhorar - De modo a atingir novas metas ou novos resultados, a "maneira de trabalhar" deve ser modificada, ou seja, melhorada.

A melhoria contínua citada ocorre quanto mais rodar o ciclo PDCA, pois este ciclo sendo implantado em todos os processos leva ao aperfeiçoamento e ajustamento do caminho que a empresa deve seguir. Pois cada processo tem alguma coisa que pode ser melhorada e essas melhorias gradativas só tendem a agregar mais valor aos resultados do projeto e assegurar mais satisfação aos colaboradores e todas as áreas da empresa e principalmente satisfação aos clientes.

Quando se implementa esta ferramenta nas empresas é importante que a empresa evite alguns equívocos para que se obtenha sucesso dessa ferramenta de gestão da qualidade. São eles: fazer sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com