TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influencia Do Positivismo No Serviço Social Brasileiro

Casos: A Influencia Do Positivismo No Serviço Social Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  18.113 Visualizações

Página 1 de 2

A influencia do positivismo no Serviço Social brasileiro

O positivismo, paradigma que norteou as ações dos assistentes sociais na década de 1930, com seu discurso de “ordem e progresso” foi favorável aos objetivos da burguesia dominante. Ele pregava a “conciliação de classes”, na verdade a submissão da massa de trabalhadores aos industriais que deveriam ser os responsáveis em encaminhar o bem ordenado progresso positivista. Para este paradigma a sociedade é um corpo que precisa conservar seus diversos órgãos no correto funcionamento: há um lugar para o cérebro representado pela classe industrial, e outro para os braços e pernas representados pela massa trabalhadora. Neste modelo de harmonia corporal, os cientistas sociais deveriam se colocar a serviço do Estado, da ordem burguesa, e não mais se deixarem sintonizar com atividades revolucionárias. A conciliação de classes seria, para os positivistas, o seu objetivo maior.

Essa perspectiva positivista foi absorvida pelo Serviço Social brasileiro em seu início e repercutiu em sua prática. O surgimento da profissão de assistente social no Brasil se deu por um conjunto de fatores, entre eles a necessidade da ordem capitalista apoiada pelo Estado em oferecer uma resposta à pressão do proletariado, sobretudo a demanda das expressões da questão social, e a forte influência da ideologia da Igreja Católica. Cabe salientar, que o Serviço Social na Europa já havia se desenvolvido, e desta forma pôde influenciar o trabalho dos profissionais no Brasil.

Sendo assim, podemos exemplificar a repercussão do positivismo na prática profissional dos assistentes sociais, na década de 1930, pelo trabalho moral e ao mesmo tempo religioso, junto aos indivíduos considerados marginalizados, de forma com que estes pudessem ser reintegrados à sociedade, já que eram culpabilizados pela situação em que se encontravam, e sua função era executar um mecanismo de controle, sendo organizadora do caos social, que tornava-se cada vez maior com a expansão das expressões da questão social, tais como fome, miséria, desemprego, enfermidades entre outras. O Serviço Social surgiu como uma profissão feminina, pois mulheres da classe dominante foram as primeiras “agentes sociais”, e sua ação profissional consistia na ajuda, no cuidado, no ensino, prática esta originada nas ações de “ajuda ao pobre”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com