TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Fisioterapia Ética no Desporto

Por:   •  11/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.880 Palavras (12 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 12

Licenciatura em Fisioterapia

Ano Lectivo 2017/2018

[pic 1]

[pic 2]

Janeiro de 2018

Índice

1.        Introdução        1

2.        Ética e Deontologia        2

3.        Fisioterapia no Desporto        2

4.        Ética no Desporto        4

5.        Ética na Relação com o Atleta        6

6.        Ética na Relação com Atletas Menores        8

7.        Conclusão        9

8.        Referências Bibliográfica        10


  1. Introdução

A Ética é uma virtude que está sempre presente no comportamento humano, portanto é um factor essencial na organização da vida social. Esta conduz o Homem a questionar constantemente acções e as atitudes alheias, tentando defini-las se são boas ou más, corretas ou incorrectas. Juntamente com valores éticos a moral está intrínseca na decisão de como agir perante a uma determinada situação, no foro pessoal de cada um, na forma como as pessoas, individualmente, reagem diante de uma situação. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social. Existe também a ética de determinados grupos ou áreas específicas, como é o caso do Desporto e da Fisioterapia no Desporto, que será abordado no decorrer deste trabalho.

  1. Ética e Deontologia

Do grego “ethiké” ou do latim “ethica” (ciência relativa aos costumes), ética é o domínio da filosofia que tem por objectivo o juízo de apreciação que distingue o bem e o mal, o comportamento correcto e o incorrecto. Os princípios éticos constituem-se enquanto directrizes, pelas quais o homem rege o seu comportamento, tendo em vista uma filosofia moral dignificante. Já na antiguidade, os filósofos, como Demócrito e Aristóteles, abordaram a ética como meio de alcançar a felicidade. E com a introdução do cristianismo como religião oficial no ocidente, a ética passou a ser interpretada a partir dos ordens documentadas nas leis sagradas. (1) 

Deste modo, a função do pensamento ético é manter um equilíbrio e bom funcionamento social. Embora não mantenha relação directa com a lei propriamente dita, a ética foi construída ao longo da história, com base nos valores e princípios morais de determinada sociedade. Os códigos éticos têm a função de proteger a sociedade das injustiças e do desrespeito, seja num ambiente familiar, profissional ou de lazer, como o desporto. (2)

O termo Ética dificilmente se distingue da Deontologia Profissional, pois esta última retracta o dever ou o conjunto de deveres, princípios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional. A deontologia é uma disciplina da ética especialmente adaptada ao exercício da uma profissão. Os códigos de deontologia são da responsabilidade de associações ou ordens profissionais tendo por base declarações mundiais adaptando-as, no entanto, às particularidades de cada país e de cada área profissional. Para além destas condutas estarem em conformidade com os Direitos Humanos, estes códigos também possuem sanções para os infractores dos mesmos. (2)

  1. Fisioterapia no Desporto

A Fisioterapia Desportiva é uma componente da Medicina Desportiva, com o objectivo primordial de devolver ao atleta, após uma lesão, a capacidade de retornar à prática desportiva no menor tempo possível. O Fisioterapeuta deverá ter experiência profissional na formação da área do desporto, de forma a recuperar e prevenir as típicas e frequentes lesões provenientes desta prática.(3) Esta é uma das principais áreas de actuação do Fisioterapeuta na actualidade, visto ser cada vez mais aderido por diferentes faixas etárias que vão desde os 3 anos aos 60. O trabalho da Fisioterapia Desportiva é específico, pois todas as técnicas têm de ser aplicadas para a obtenção de resultados rápidos e funcionalmente efectivos, pois o atleta mais do que qualquer outro indivíduo precisará de executar todas as funções e o gesto técnico no máximo de potência e amplitude de movimentos.

No entanto, seja amador ou profissional, na recuperação de uma lesão o fisioterapeuta inevitavelmente está sujeito a inúmeras e constantes pressões em termos dos resultados do seu tratamento, para um retorno funcional no menor tempo possível do atleta à sua prática desportiva. Além disto, o fisioterapeuta está sujeito a sobrecargas posturais, forças excessivas e repetibilidade. Desta forma, é importante salvaguardar-se não só fisicamente adoptando as posturas mais adequadas, como profissionalmente seguindo e respeitando os Códigos de Ética da Fisioterapia, posteriormente abordados.(3) 

Além da reabilitação a prevenção de lesões desportivas é de igual importância. Deste modo, com o objectivo de actuar preventivamente, o fisioterapeuta têm como foco de atenção o aparelho músculo-esquelético.

Na Fisioterapia Desportiva é também importante a integração do trabalho estático com o treino do indivíduo através da reeducação dos actos motores específicos da modalidade. Na prática em desportos específicos de competição é dever do Fisioterapeuta orientar os atletas, os treinadores e a equipa técnica, para os possíveis desequilíbrios musculares presentes e o desempenho biomecânico do desporto em questão através da avaliação clínica e funcional individualizada do atleta, trabalhando como uma equipa multidisciplinar. “O fisioterapeuta é responsável pelo desenvolvimento de acções de preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de desportistas amadores e profissionais. Cada programa de reabilitação é individualizado de forma a responder adequadamente às necessidades de cada atleta”, refere Paulo Beckert, coordenador do Centro de Medicina Física e de Reabilitação da ClínicaCuf Alvalade.(4) 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com