TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A META

Ensaios: A META. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  2.187 Visualizações

Página 1 de 3

Questões sobre o livro “A Meta”.

1 – Introdução a teoria das restrições:

No filme “Titanic”, os operadores do navio, cometeram um erro grave, onde provocou o naufrágio. No livro “A Meta”, tem algumas citações sobre a relação dos setores/ departamentos de uma empresa.

Como você interpreta o papel dos gestores, de acordo com a abordagem do livro e comparando com o fracasso do “Titanic”?

R) A confiança de que o “seu” número ou decisão é a correta, pode levar ao erro, em um ambiente corporativo, é necessário que você sempre aprimore os processos, busque os erros e analise os números.

2 – Teoria das Restrições

Explique a citação do livro: “deveríamos tentar otimizar o sistema como um todo e como alguns recursos tem mais capacidade que o outro, os recursos do final da linha deveriam ter mais capacidade que do começo e algumas vezes, bem mais capacidade”.

R) Não se deve analisar a capacidade produtiva por setor e acreditar que esses números são o resultado final, deve-se analisar onde é o gargalo da cadeia produtiva e fazer que todo sistema trabalhe otimizado a partir daí.

3 – Contabilidade Gerencial

Qual o papel da contabilidade gerencial para o controle e alcance da meta de uma empresa?

R) É através da análise gerencial dos resultados é que poderemos mensurar a produtividade dos produtos e por conseguinte, o resultado da empresa. Essa análise é fundamental para a tomada de decisão, e há de se ter cautela com o método ou forma como se apuram esses números, pois uma análise em cima de números errados, pode trazer consequências catastróficas à organização.

4 – Questão para expandir a mente

Se a meta de uma empresa é “ganhar dinheiro”,qual seria a meta de uma empresa sem fins lucrativos?

R)Afirmo que uma empresa sem fins lucrativos, tem entre seus objetivos “ganhar dinheiro”, não é o objetivo fim, mas para alcançar o mesmo, a empresa irá buscar meios de gerar recursos e portanto, ganhar dinheiro. Até mesmo porque, ela necessita pagar seus custos e despesas, e realizar investimentos, seja em qual for a área que ela atua.

5 – Comentário final

Faça um comentário (10 linhas), sobre o que achou do livro e a sua aplicação no dia a dia das empresas.

R) O livro aponta para a necessidade de se pensar nos resultados e ter o controle de sua organização, que por muitas vezes a empresa adota sistemas ou processos para garantir a qualidade, controlar os custos, realizar investimentos, mas se esquece do fundamental, que é gerir os números obtidos. É através do acompanhamento e análise gerencial, que as organizações devem trilhar seus caminhos, olhando para o que foi feito e ir em buscar de melhorar o que já se tem.

Nem sempre tecnologia resulta em resultados, é crucial que o homem trabalhe com sua melhor ferramenta e se organize. Aliás, que palavra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com