TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NATUREZA E A POPULAÇÃO

Por:   •  8/7/2017  •  Dissertação  •  2.206 Palavras (9 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A noção de natureza permite referir-se aos fenómenos do mundo físico e à vida em geral. E população pode ser definida como um grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica. Complementando esse conceito, podemos dizer que esses organismos possuem maior chance de reproduzirem-se entre si.

Bbbb

DESENVOLVIMENTO

A natureza é, por exemplo, a essência e as propriedades características de cada ser (“O facto de se alimentar dos seus próprios filhos está na natureza de vários animais”), o conjunto e a disposição de tudo o que compõe o universo (“Temos de proteger a natureza”), a virtude e qualidade das coisas (“Este móvel é de natureza nobre e maciça”) e a força da actividade natural, em oposição àquilo que é milagroso ou sobrenatural (“A natureza mostrou a sua força com a avalanche que arrasou a pequena aldeia da costa”).

O uso mais habitual do termo diz respeito ao conjunto dos seres vivos (seres humanos, animais, plantas) e aos fenómenos que ocorrem de maneira natural, isto é, sem intervenção do homem ou de meios artificiais (como a chuva ou as nevadas).

Neste sentido, o planeta Terra é o lar da natureza. Quando a ecologia fala sobre a proteção da natureza, está-se a referir à conservação dos seres vivos e dos ecossistemas que formam o planeta.

O conceito de ecossistema permite fazer alusão a um sistema dinâmico com relativa autonomia que é formado por uma comunidade natural e ao respectivo meio físico. O ecossistema compreende as interacções entre os organismos que formam essa mesma comunidade e os fluxos de energia e materiais que a percorrem.

A IMPORTÂNCIA DA NATUREZA

Proteger o meio ambiente é fundamental para vivermos em harmonia com a natureza e saber usar seus recursos com responsabilidade.

Muitas pessoas não reparam como a natureza é bela. Os jovens de hoje em dia não estão nem ai para a natureza e, se cortarem uma árvore para fazer um lápis ou algumas folhas, eles não vão falar nada, alguns acham que está certo, que as árvores foram feitas para serem cortadas. Tem alguns jovens que falam que entendem do problema grave que é cortar uma árvore, que possuem dó quando a mesma é cortada, pois além de prejudicar o meio ambiente, mata muitos animais, mas não fazem nada para mudar esta situação ou mesmo para evitar que isso ocorra.

[pic 1]

Mas, no nosso país ainda há o desmatamento, que está acabando cada vez mais com nossas florestas. Uma melhora que podemos relatar é a de cada coisa no seu lugar, ou seja, o lixo em seu devido lugar, tem lugar só para vidros, outros para plásticos e outros para papeis e assim vai. Esse novo argumento foi excelente para todos, porque assim será separado todo o lixo e reciclado não precisando cortar novas árvore.

Como é bom ver e presenciar a natureza, linda e perfeita com borboletas nas flores, aves no céu, peixes nos rios limpos e todos os animais vivendo em um lugar tranqüilo e sem poluição, pois quem quer um lugar poluído? Ninguém meu caro, nem mesmo os animais, afinal os animais não poluem, mas vivem sofrendo pelos erros dos humanos.

IMPORTÂNCIA DA NATUREZA

Ninguém quer saber de viver em um lugar ruim, sempre procuram o melhor lugar para morar, procuram lugares limpos e cheirosos, pois viver em um lugar mal cheiroso é a pior coisa que existe. Porém, por causa da poluição, vários bairros de São Paulo, por exemplo, são mal cheirosos. E mais do que ninguém, os pássaros, as aves, os peixes e os animais tem o direito de viver em um lugar maravilhoso sem poluição. Há pessoas que lutam pelo bem dos animais, pois a natureza não é só formada pela flora e sim também pela fauna. Devemos e temos que dar mais valor a natureza, olhar o que ela nos oferece de bom, como exemplos das belas cachoeiras, das árvores lindíssimas, das flores e frutos, dos pássaros cantando, e tudo mais.

[pic 2]

A poluição prejudica a todos que vivem no mundo, seja ser humano, animal ou até mesmo as plantas. Não poluir é além de cuidar do nosso mundo, é preservar o ambiente em que vivemos, para podermos ter uma vida saudável, usufruindo do planeta sem prejudica-lo.

Saiba mais sobre a preservação do meio ambiente:

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

O conceito de sustentabilidade está ganhando força ao redor do mundo. Esse termo engloba a preservação do meio ambiente, pensando sempre no futuro, nas gerações que estão por vir. Assim os recursos naturais são utilizados, mas de maneira que não comprometa o ambiente que vivemos.

[pic 3]

Existem alguns programas que auxiliam e trabalham com esse conceito. Incentivando as pessoas a economizar energia, água, optar por produtos que sejam sustentáveis, usar materiais reciclados e reciclar os materiais que possuem essa opção.

Não poluir a água, como jogar lixo em rios, mares e lagos. Andar de ônibus ou a pé, para diminuir os gases poluentes emitidos no ar, as fábricas e indústrias também precisam tomar algumas atitudes que evitam a emissão de gases poluentes.

MEIO AMBIENTE RECICLAGEM

A reciclagem é uma atitude que salva o nosso planeta. Muitos materiais demoram anos para se decompor e ainda prejudicam o nosso solo, a água e o ar. Alguns materiais precisam ser eliminados de maneira correta, como é o caso de baterias, celulares e pilhas.

POPULAÇÃO

A população vem do termo latim populatĭo. Na sua acepção mais habitual, a palavra faz referência ao conjunto de pessoas que habitam a Terra ou qualquer divisão geográfica desta. Também permite referir-se ao conjunto de edifícios e espaços de uma cidade e à acção e ao efeito de povoar.

[pic 4]

Para a ecologia, a população é um conjunto de indivíduos da mesma espécie que ocupam a mesma área geográfica. Para a sociologia, em contrapartida, trata-se de um conjunto de indivíduos ou coisas submetido a uma avaliação estadística através da realização de uma sondagem.

Convém ressaltar que o estudo das populações costuma ser regido pelas leis da probabilidade, pelo que as conclusões desses trabalhos podem não ser aplicáveis a certos indivíduos. A disciplina que estuda as populações humanas é a demografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (258 Kb)   docx (647.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com