TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLÍTICA BRASILEIRA

Por:   •  9/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.712 Palavras (15 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 15

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MADRE BENVENUTA

DAIANE SCHNEIDER

POLÍTICA BRASILEIRA

São João do Oeste – SC

2014

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste em apresentar as formas de política que já existiram no nosso país.

A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos instituições. Assim como toda ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa.

O objetivo do trabalho é conhecer um pouco mais do que aconteceu em cada data.

“Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo” KARL MARX.

2 A POLÍTICA ENTRE 1500 E 1822

A História do Brasil Colonial tem início em 22 de abril de 1500 com a chegada dos portugueses. O término deste período é a Proclamação da Independência do Brasil, ocorrida em São Paulo (às margens do riacho do Ipiranga), em 07 de setembro de 1822.

 Durante esta época, o Brasil foi administrado pela coroa portuguesa. Apenas em 1511, com a descoberta do pau-brasil, o país passou a ser chamada de Brasil. A descoberta da nação aconteceu durante as grandes navegações, em que Portugal e Espanha competiam para ver quem encontrava mais terras.

Em 22 de abril, comandados por Pedro Álvares Cabral, os portugueses chegam ao Brasil: Descobrimento do Brasil.

         A história do Brasil Colônia constituiu um capítulo da acumulação primitiva do capital, tendo em vista que nossa produção destinava-se ao mercado externo europeu. Assim, a função da colônia de exploração era produzir gêneros agrícolas tropicais e metais preciosos para atender à demanda externa. 

Todas as decisões politicas relacionadas á colônia de Portugal na América eram tomadas pelo soberano português, que mantinha um estado absolutista; os moradores da colônia só cumpriam as decisões.

Entre os anos 1530 e 1533, Martin Afonso de Souza realiza sua expedição de reconhecimento do Brasil. Primeiras mudas de cana-de-açúcar são plantadas em território brasileiro. Em 1530 foi criado o sistema administrativo de Capitanias Hereditárias, já no ano de 1548 foi criado e instalado o sistema administrativo (centralizado) do Governo Geral. Tomé de Souza é o primeiro governador geral do Brasil.

No ano de 1789 aconteceu a Inconfidência Mineira (tentativa de tornar o Brasil independente de Portugal), após esse fato, depois de três anos Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, é enforcado em praça pública.

         Após a derrota de Napoleão para a Inglaterra e a desocupação de Portugal pelas tropas francesas, a corte portuguesa retorna para Portugal. Em 1822 aconteceu a tal Proclamação da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro.  

a educação indígena era acessível a todos. A transmissão de conhecimentos se dava de forma direta na vida cotidiana. As preleções dos principais eram muito importantes pela experiência dos membros mais velhos das tribos. Os índios aprendiam de forma espontânea e não programada. Aprendiam pela força da tradição, pela força da ação e pela força do exemplo. Contudo, não há uma pedagogia no sentido de uma reflexão sobre a prática pedagógica (SAVIANI, 2010, p.36).

A economia do período colonial brasileiro foi caracterizada pelo tripé: monocultura, latifúndio e mão de obra escrava, e, apesar das grandes diferenças regionais, manteve-se, no período colonial, a unidade linguística, tendo se formado, nessa época, o povo brasileiro, junção e miscigenação de europeus, africanos e ameríndios.

Os portugueses que vieram para o Brasil tiveram que alterar seus hábitos alimentares. O trigo, por exemplo, foi substituído pela farinha de mandioca, o mais importante alimento da colônia.

         A mandioca, de origem indígena, foi adotada no Brasil por africanos e portugueses, sendo usados para fazer bolos, sopas, ou simplesmente para se comer misturada ao açúcar. Além da farinha, no engenho também se consumiam: carne-seca, milho, rapadura, arroz, feijão e condimentos como pimenta e azeite de dendê.

As verduras, as frutas, a manteiga e os queijos eram raros e só entravam na alimentação dos ricos. Mas não faltavam doces, que eram consumidos em grande quantidade, tanto no campo como nas cidades. 

Nesta época, as principais bebidas alcoólicas consumidas eram a bagaceira e o vinho, trazidos de Portugal.

A instalação das primeiras capitanias no litoral nordeste brasileiro traz consigo uma consequência trágica: os conflitos com os índios do litoral que, até então, foram aliados de trabalho, neste momento passam a ser um entrave, uma vez que disputavam com os recém-chegados o acesso às melhores terras.

O primeiro governador-geral foi Tomé de Sousa, que recebeu a missão de combater os indígenas rebeldes, aumentar a produção agrícola no Brasil, defender o território e procurar jazidas de ouro e prata.

3 A POLÍTICA ENTRE 1822 E 1889

Brasil Imperial é um período da história brasileira entre 7 de setembro de 1822 (Independência do Brasil) e 15 de novembro de 1889 (Proclamação da República). Neste período, o Brasil foi governado por dois monarcas: D. Pedro I e D. Pedro II.

Da independência a república, havia no país um Estado imperial constitucional, Executivo ( Conselho de Estado), Legislativo (Assembleia Geral, composta do Senado e da Câmara dos Deputados) e Judiciário (Supremo Tribunal de Justiça). O poder moderador ficava acima dos outros três, pois o imperador nomeava os integrantes do Conselho de Estado ( O executivo ) e do Senado, e escolhia os membros do Supremo Tribunal.

        Este período de 1822 a 1889 pode ser dividido em três menores, sendo que o primeiro foi o reinado de D. Pedro I, o primeiro imperador, responsável pela independência brasileira, bem como pela primeira constituição, outorgada pelo mesmo em 1823. Nosso "defensor perpétuo" analisou o projeto de constituição elaborado pela Assembleia, e não o aceitou, e em consequência mandou dissolver o colegiado e redigiu a seu próprio gosto uma carta magna para o país, que ficaria em vigor até a queda do regime monárquico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (155.9 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com