TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO (A) ASSISTENTE SOCIAL JUNTO ÀS POLÍTICAS SOCIAIS

Casos: A PRÁTICA PROFISSIONAL DO (A) ASSISTENTE SOCIAL JUNTO ÀS POLÍTICAS SOCIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  3.920 Palavras (16 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO: PAU DOS FERROS/RN

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

PROFESSORA EAD: EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA

TUTORA PRESENCIAL: RENATA SOUSA CASTRO

ADRIANA LUCENA MENDES DE LIMA - RA: 431007

FRANCISCO IUREMBERG MARTINS DE OLIVEIRA - RA: 430309

MARIA DILMA GOMES PINTO E SILVA - RA: 430420

VANUSA BEZERRA DE LIMA BRASIL – RA: 446971

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO (A) ASSISTENTE SOCIAL

JUNTO ÀS POLÍTICAS SOCIAIS

PAU DOS FERROS/RN

2014

ADRIANA LUCENA MENDES DE LIMA - RA: 431007

FRANCISCO IUREMBERG MARTINS DE OLIVEIRA - RA: 430309

MARIA DILMA GOMES PINTO E SILVA - RA: 430420

VANUSA BEZERRA DE LIMA BRASIL – RA: 446971

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO (A) ASSISTENTE SOCIAL

JUNTO ÀS POLÍTICAS SOCIAIS

Trabalho apresentado no Curso de Serviço social da Universidade Anhanguera - UNIDERP, para complementação da avaliação da Disciplina Psicologia Social Serviço Social II sobre a orientação da

Professora EAD: Edilene Xavier Rocha Garcia e da Tutora Presencial Renata Souza Castro.

PAU DOS FERROS/RN

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 05

O ASSISTENTE SOCIAL E AS POLÍTICAS SOCIAIS 06

FILME GANDHI, ASPECTOS MARCANTES E QUESTÕES SOCIAIS 10

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 12

MENDES, Adriana Lucena

OLIVEIRA, Francisco Iuremberg Martins de

SILVA, Maria Dilma Gomes Pinto e

BRASIL, Vanusa Bezerra de Lima

RESUMO:

Este artigo tem por finalidade identificar de maneira teórica e crítica, a criação do Serviço Social e sua prática, junto ás Políticas Sociais, na qual priorizará as principais questões sociais destacadas no filme, e estabelecerá um paralelo com a realidade da questão social no Brasil. Destacaremos os aspectos mais marcantes do filme no ponto de vista do profissional da área de Serviço Social e listaremos as dúvidas, conflitos de opinião e pontos ressaltados pelo grupo. Com base na Constituição Federal de 1988, Art. 6º Direitos dos cidadãos, o grupo avaliará os direitos constitucionais, procurando identificar de que forma a população está tendo acesso a eles. No decorrer do mesmo, veremos também como a existência de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir-se.

PALAVRAS CHAVE: Conflitos, Capitalismo, Questões Sociais e Políticas Sociais.

ABSTRACT

This article aims to provide a theoretical and critical way, the creation of Social Work and its practice, with social policies, which prioritize the major social issues highlighted in the film, and draw a parallel with the reality of social issue in Brazil. We will highlight the most striking aspects of the film at the point of view of the professional in the field of Social Work and list the questions, conflicts of opinion and points highlighted by the group. Based on the Federal Constitution of 1988, Art. 6 Rights of citizens, the group will assess the constitutional rights and seeks to identify how the population is having access to them. Also during the same, see how the existence of social policies can be considered as a phenomenon associated with the formation of bourgeois society or the capitalist mode of producing and reproducing.

Keywords: Conflict, Capitalism, Social Policies and Social Issues.

INTRODUÇÃO

O Serviço Social vincula-se com a Política Social a partir dos anos de 1930, junto ao processo de modernização do Brasil, quando houve a intervenção Estatal visando o enfrentamento das questões sociais da época, que embora ainda estejam presentes nos dias atuais, engajadas na história do nosso país. Buscando por intermédio das Políticas Sociais uma forma de dominação sobre os movimentos populares, principalmente os movimentos trabalhistas.

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi conquistada em meio a lutas, destaque para as forças populares, assim representa a conquista dos direitos sociais, políticos e humanos, como a Assistência Social que passou a ser considerada Política Pública, que deveria ser comandada por técnicos da área.

Somos parte integrante de uma sociedade, pertencemos a um Estado, influímos em tudo o que acontece em nossa volta, sendo assim devemos olhar a política sem o preconceito que adquirimos na nossa vida e passar a nos enxergarmos como seres políticos, pois político é todo cidadão que tem consciência de seus direitos, deveres e obrigações que coloca em prática a Constituição Brasileira.

Mahatma Gandhi comandou uma legião de seguidores em vários protestos pacíficos, pois pregava a não violência, foi preso por diversas vezes combatendo a tirania de seus opressores e o fim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com