TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AS FAMÍLIAS BENEFICIARIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.

Por:   •  14/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIDADE DE ENSINO (PÓLO):

CURSO: Serviço Social

DOCENTE

DISCIPLINA NORTEADORA: 

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AS FAMÍLIAS BENEFICIARIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.

Acadêmica:

Leidiane da cunha Lima. RA :85738342

                           

Cristalina (GO),

 Março 2015

1 TÍTULO DO PROJETO

O papel do assistente social junto as famílias beneficiarias do programa bolsa família.

2 OBJETO DA PESQUISA

Visa hoje, no cenário educacional do crass brasileiro, uma inquietação desmedida, mas não infundada, no que se refere ao papel do assistente social. Para melhor compreensão da atuação deste profissional junto aos programas concedido pelo Governo Federal, onde há uma busca incessante com possibilidades progressivas no que concernem os direitos sociais, onde o assistente social realiza no âmbito de seu oficio a magnitude do trabalho “teórico-metodológico,Quanto aos direitos sociais podemos exclamar que a desigualdade social ocasionada pelo sistema capitalista que estão intimamente ligadas a produção e reprodução da conexão social entre as camadas no qual denominamos sociedade, onde os detentores do poder são piamente aqueles que necessitam ter força para além de trabalhar economia péssima, pois há uma crescente falta de emprego e aumento significativo da terceirização.

A escolha do tema visa afirmar a importância do papel do assistente social junto às famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família onde por meio dela, o sujeito histórico exercita, assume e incorpora uma cultura particular, na ,medida em que fala, cumprimenta, usa utensílios, fabrica e reza segundo a modalidade própria de seu grupo de pertencimento.

  • JUSTIFICATIVA

O presente trabalho será abordado em consideração às muitas razões que nos levam a crer a respeito da desigualdade social, onde se dará ênfase ao papel, a promoção e a realização do trabalho da Assistência Social junto às famílias que se beneficiam do programa bolsa família.

Desta forma, podemos afirmar que este é um direito do cidadão, independente de contribuição prévia e deve ser provida pela contribuição de toda a sociedade. Ocupa-se de prover proteção à vida, reduzir danos, monitorar populações em risco e prevenir a incidência de agravos à vida em face das situações de vulnerabilidade.

Conforme o artigo primeiro da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS: Lei nº 8.856, de 07 de dezembro de 1988, a assistência social é direito do cidadão e dever do Estado é política de Seguridade Social não contributiva, que prevê os mínimos sociais, realizando através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento ás suas necessidades básicas.

Segundo informações, a Constituição Federal de 1988 traz uma nova concepção para a Assistência Social brasileira. Incluída no âmbito da Seguridade Social e regulamentada pela Lei Orgânica do Assistente Social – LOAS, em dezembro de 1993, como política social pública, a assistência social avança para um campo novo: o. Isso em poucas palavras significa garantir a todos que dele necessitam, e sem contribuição prévia a provisão da Proteção Social.

Da mesma maneira, o Programa Bolsa Família que faz parte da Proteção Social Básica é um programa federal de transferência direta de renda destinada ás famílias em situação de pobreza, assistência social.

O Programa tem por finalidade dois objetivos que são puros e altamente básicos que é o de: combater a miséria e a exclusão social e promover a emancipação das famílias mais pobres, assim, investigar sobre a execução do Programa Bolsa Família é de grande importância, necessariamente que o sujeito está passando fome, mas a uma possível gama de mazelas sociais.

Este projeto envolverá um conjunto de fatores que devem existir para que a vida do bolsista seja melhor e saudável. Isso é que para se ter uma boa qualidade de vida, é necessária mudança na vivência de novos valores, respeito mútuo, atenção à saúde, solidariedade, entre muitos outros.

 

4- PROBLEMA

O Programa Bolsa Família é caracterizado pela transferência direta de renda às famílias que atendem as condicionalidades do programa, possibilitando o acesso à alimentação, assistência social e etc. Para aprovação do benefício é preciso que a família atenda as condicionalidades referentes á renda.

Um dos problemas enfrentados pelo programa no município é o fato de não existir um controle sobre o aumento de rendas das famílias inseridas no Programa Bolsa Família. A esse respeito Weissheimer assegura que:

(...) a concessão do benefício a pessoas que se enquadram nos critérios do programa, foi o que fez com que o programa mais aparecesse na mídia. Para ele, a concessão irregular de benefícios deve-se a dois fatores: problemas de

atualização de cadastro e irregularidades envolvendo a esfera local do poder

público(...).

Outro aspecto a ser discutido, é a necessária investigação a respeito das condições de vida das famílias que foram incluídas no Programa Bolsa Família, esse fato originou como assinala Cristovam Buarque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (923.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com