TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL

Por:   •  28/6/2015  •  Ensaio  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

Saúde mental

                O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL

Jose Eduardo colares dos santos

Cuiaba,2015

               

               O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL

                                       José Eduardo Colares dos Santos

Cuiaba,2015


SUMARIO

  1. TEMA.................................................................................................1
  2. DELIOMITACAO DO TEMA...........................................................2
  3. PROBLEMATIZACÃO.....................................................................3
  4. JUSTIFICATIVA...............................................................................4
  5. REFERNCIAL TEORICO.................................................................5
  6. OBJETIVOS.......................................................................................6
  7. METODOLOGIA...............................................................................7
  8. HIPOTESE..........................................................................................8
  9. CRONOGRAMA DE EXECUCAO DEA PESQUISA......................9
  10. LEVANTAMENTO BIBLIOGRAFICO............................................10

Delimitação do tema

              O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL

Problematização

               O assistente social ajudará resolver ao máximo possível os problemas relacionados aos portadores de transtorno mental, fazer jus ao nome, tanto na parte psicológica como na parte social, fazendo valer os preceitos de sua profissão, buscando uma melhor qualidade de vida e bem estar, dando condição para que eles levem uma vida não prejudicada pelos seus próprios sintomas ou transtornos, em todos os aspectos tanto no biológico quanto a psicológicos e social. Mas até quando os familiares ou responsáveis  irão ter que lutar para conseguir esse direito? E até onde o profissional deve auxiliar quanto aos direitos?

                 Os assistentes sociais possibilitam o retorno mais rápido do usuário de alta médica para sua residência, atendendo seus interesses, obstaculizando o seu abandono familiar e retrocessos do seu quadro psiquiátrico. Na saúde mental os benefícios dos profissionais que atuam nesta área são voltados em sua prática para o resgate das relações sociais de usuários, ao utilizar de sua capacidade analítica, histórica, promoção, assim como a ressocialização para o fortalecimento dos vínculos dos sujeitos. Tendo como um dos objetivos principais, a felicidade do outro garantida pelo seu trabalho.

Justificativa

              Sabendo da realidade em que o nosso país vive, na questão da baixa renda, da falta de oportunidades e da falta de uma atenção adequada para portadores de transtornos , vendo a realidade das dificuldades que não só os portadores enfrentam mas também os familiares que sofrem ao ver seus filhos ou parentes sem ter uma atenção adequada, o assunto abordado nos mostra o quanto o assistente social é importante na vida dessas pessoas, pois leva uma condição melhor para elas, uma dignidade de  vida, apesar dos sintomas enfrentados todos os dias. O assistente proporciona possibilidades de superar as dificuldades vividas no convívio com o membro portador de transtorno mental, dividindo com eles o tempo de cuidados, através da oferta de vários serviços, como a atenção psicossocial diário, oferecendo-lhe o apoio necessário dos serviços para lidar com o estresse do cuidado e convidando-o a participa da elaboração dos serviços e de sua avaliação (e aqui não só a família, como também os próprios usuários). A pesquisa é necessária para a melhor compreensão do assunto e para sabermos os deveres do profissional e os direitos dos cidadãos.

           Sair do modo teórico quanto aos deveres e futuramente pratica-los na nossa sociedade é um plano que eu tenho para minha vida profissional, é um grande universo a ser explorado e muitos problemas a ser solucionado, me interesso pois é uma área em que necessita muito de assistência. Me aprofundar no assunto e ganhar experiência para ter um diferencial maior na minha formação. Fazer valer a pena a minha profissão futura, tentar melhorar a vida de muitas pessoas.

 


Referência teórico

          De acordo com Albuquerque (2010) o assistente social é o profissional que atua desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam facilitar o acesso dos segmentos populacionais aos serviços e benefícios socialmente conquistados, principalmente na área da seguridade social Sendo seu trabalho pautado pelas legislações pertinentes à área de atuação e pelo código de ética profissional, bem como pela lei de regulamentação profissional.

            De acordo com a citação, o assistente social é um meio pelo qual o cidadão adquire seus direitos sociais.

           O serviço social na área de saúde mental precisa estar atrelado a outras áreas do conhecimento, fazendo uma leitura crítica para dar conta das demandas institucionais sem perder de vista a criticidade e a visão histórica dos processos que envolvem a problemática do usuário, para que se coloquem em prática suas proposições voltadas à recuperação do sujeito no âmbito familiar, previdenciário, assistencial, ou seja, em todas as instâncias de sua vida social (COSTA et al., 2007).

             De acordo com isso é essencial o trabalho de um assistente social, pois como o nome diz o nome, um ajudador da sociedade ou mais que isso um amigo do cidadão.

Na concepção de Spadini e Souza:  

              A doença mental permanece até hoje obscura perante a medicina [...], no entanto, o adoecer psíquico é facilmente percebido, pois em geral, são apresentados pelos indivíduos que adoecem comportamentos fora daqueles normalmente aceitos pela sociedade. Assim, não sendo entendida pela comunidade como uma doença de causa já bem conhecida, tem sua definição pela determinação cultural e de valores, e não apenas por fatores biológicos. (Www.scielo.br)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com