TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Politica Para Mulheres em Recife

Por:   •  12/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  17.121 Palavras (69 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 69

[pic 1]

[série] Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos | n° 9

A política para as mulheres em Recife (2001-2016): memórias e olhares

Organizadores Karla Galvão Adrião Raíssa Barbosa Araújo

Laerte de Paula Borges Santos Marisa Dantas de Rego Barros Arielson Marcello Alves do Nascimento

Editora UFPE Recife/PE 2019

Copyright © Universidade Federal de Pernambuco, 2019

Publicações Especiais do Laboratório de Estudos da   Sexualidade   Humana   (LabESHU) Série        “Gênero,        sexualidade        e        direitos        humanos” Editores   responsáveis:   Luís   Felipe    Rios    (UFPE)    e    Luciana    Vieira    (UFPE) Conselho editorial: Cristina Amazonas (Unicap), Fátima Lima (UFRJ), Ivia Maskud (IFF/Fiocruz), Jaileila de Araújo Menezes (UFPE), Karla Galvão Adrião (UFPE), Lady Selma Albernaz (UFPE), Marion Teodósio de Quadros (UFPE), Paula Sandrine Machado (UFRGS) e Viviane Mendonça (UFSCar).

Organização: Karla Galvão Adrião, Raissa Barbosa Araújo, Laerte de Paula Borges Santos, Marisa Dantas do Rego Barros e Arielson Marcello Alves do Nascimento.

Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana (LabESHU) Coordenadores: Karla Galvão Adrião e Luís Felipe Rios

Av. Arquitetura, sem número, CFCH, 7° andar - Cidade Universitária, Recife, PE - CEP 50740-550 Telefone/Fax: (81) 2126-8273 | Site: www.labeshu.com.br

DADOS DA EDITORA

Editora associada à ABEU

Entrevistadores: Adelle Conceição do Nascimento Souza, Céu Silva Cavalcanti, Daniele Cristine Cavalcanti Rabello, Francis Deon Kich, Giovana Meinberg Garcia, Nathália Diórgenes Ferreira Lima, Raissa Barbosa Araújo.

Revisão: Arielson Marcello Alves do Nascimento, Luis Felipe Rios do Nascimento, Marisa Dantas do Rego Barros.

Diagramação: Arielson Marcello Alves do Nascimento, Luis Felipe Rios do Nascimento. Imagem: Emerson Pontes

Catalogação na fonte:

Bibliotecária Kalina Ligia França da Silva, CRB4-1408[pic 2]

5

Apresentação: como foi pensado esse projeto e a partir de quais diálogos

Maria Conceição Costa

Secretária Executiva de Política para as Mulheres, gestão de 2015- 2016.

O ano de 2016 foi importante para a cidade do Recife, pois as mulheres puderam celebrar 15 anos de política pública voltada para elas. Nesses 15 anos, o que tiveram a comemorar, com muita luta ainda, foram as conquistas da pauta de gênero consolidada, com a instituição da Coordenadoria da Mulher (2001), a criação do Centro de Referência Clarice Lispector (2002), a criação da Secretaria Especial da Mulher (2010) e da Secretaria da Mulher (2013).

Assim, após um ano em que o país sofreria com a perda da Secretaria de Política para as Mulheres e, ainda em 2016, com a extinção do Ministério das Mulheres e com os ataques aos debates sobre gênero no campo da educação, foi possível refletir que o Recife colocou-se como um marco importante na preservação para com essa pauta, extremamente atacada pela onda conservadora que ali se avizinhava.

A então secretária da Mulher do Recife e a sua secretária executiva de política para as mulheres (em 2016), respectivamente, pensaram que a memória política deveria ser preservada e,

portanto, fortalecida com o ato de construção da trajetória dessas políticas, a partir das vozes daquelas outras gestoras que experienciaram essa posição de estarem no espaço executivo das políticas para as mulheres no município de Recife. Decidiu-se acompanhar esses percursos a partir de suas trajetórias pessoais e profissionais, contando um pouco do percurso anterior de militância, dado que todas as mulheres que estiveram à frente da política foram formadas no ativismo político social ou feminista.

Essas políticas desenvolvidas ao longo dos últimos 15 anos, foram exemplo para outras ações em outras regiões do Brasil, em especial a consolidação do Centro de Referência Clarice Lispector, o primeiro e principal equipamento da Secretaria da Mulher do Recife, que tem servido de modelo a ser seguido pelas respostas que foram dadas à questão do enfrentamento à violência contra a mulher no município e fora dele.

Outro marco deu-se no ano em que a Lei Maria da Penha completou 10 anos de existência, com a consolidação da lei do feminicídio, em que o Centro de Referência Clarice Lispector, comemorando também seus 14 anos, apresentou-se como o serviço de referência para acolhida das mulheres em situação de violência, no Recife. A sistematização dessa trajetória de uma política consolidada se daria através da construção de um livro com a memória das políticas municipais para as mulheres.

Portanto, para firmar esse momento foi pensado o projeto “Construindo a Memória da Política de Mulheres no Recife”, a partir

7

das falas das gestoras que estiveram à frente da gestão municipal ao longo desses 15 anos, contando como se deram as pautas e ações, tendo em vista a importância histórica para o município. Essa construção se daria, portanto, a partir do lugar de fala de quem fez a política se firmar de fato, em uma postura democrática de afirmar que no Recife preserva-se no cotidiano, uma gestão preocupada com as questões de gênero, em sua interface com outros marcadores de desigualdade, que busca minimizar os impactos causados por uma sociedade ainda machista e patriarcal, classista e racista.

Para permitir um trabalho com um olhar de pesquisa- intervenção, a partir de um referencial feminista na ciência, pensamos qual instituição realizaria este projeto de uma maneira ético-estético-política necessária. Em outras palavras, uma relação sem os entraves políticos das gestões executoras das políticas para as mulheres, viciados, e que partissem dessa postura de ciência politicamente situada? A escolha deu-se pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma universidade pública que tem uma produção rica nessas temáticas e que entende a problemática da gestão pública municipal, além ter militantes acadêmicas feministas abertas ao diálogo com a gestão pública independente de corrente político-partidária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (112.2 Kb)   pdf (591.5 Kb)   docx (274.2 Kb)  
Continuar por mais 68 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com