TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política Brasileira 2

Por:   •  4/12/2017  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Política Brasileira 2
Flávia Biroli
Fernanda César Alves – 15/0009500
Luiz Phelipe Araújo dos Santos – 13/0123382



Atividade I

Para Daniel Bin, com a transição da Ditadura Militar para um novo período democrático, expresso pela Constituição Federal de 1988 – que a seu ver reestruturou as instituições políticas liberais e estabeleceu um Estado de bem-estar social, também foi implementado no país a lógica econômica neoliberal. Nessa visão, o neoliberalismo se coloca como soluções e reformas feitas por especialistas alocados em posições das quais podem deliberar e implementar soluções “de cima para baixo”. Com o advento do neoliberalismo no Brasil, o Plano Real teria sido implementado por especialistas dentro do Governo, estabilizando a economia e a democracia. (BIN, 2015, p. 514-515; 518-522)

O liberalismo econômico moderado buscou introduzir o Estado na vida social, ao mesmo tempo que busca proteger as empresas de capital nacional com foco nas pequenas e médias empresas, além de melhorar a distribuição de renda e proteção dos trabalhadores mais frágeis no mercado. O governo Lula derrubou as políticas de privatização do governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso. Propôs uma política de parceria público e privado, em que o Estado define o que fazer, realizando parte dos investimentos, mas as empresas privadas são quem exploram os investimentos do fundo público. Essa política faz parte da orientação de democratizar o acesso aos bens e serviços públicos e a abertura de novas possibilidades de ascensão social.  (SALLUM e GOULART, 2016, 126-128)

O Estado nacional desenvolvimentista é visto por Bresser como a intervenção direta do Estado visando a promoção e o desenvolvimento econômico. Essa fórmula surge autoritariamente, mas se desenvolve em uma democracia a partir da revolução industrial que ocorreu no Brasil. É importante salientar que o caráter anti-imperialista do novo-desenvolvimentismo como um plano econômico voltado para o território nacional, buscando promover sua indústria inteira. O novo desenvolvimentismo baseia-se no estruturalismo de Keynes, mas adaptado as novas necessidades de mercado. Ele tem como seu centro econômico a taxa de câmbio. No Brasil, uma importante política implementada foi justamente a taxa de câmbio competitiva, que surge para financiar os gastos sociais. (BRESSER, 2012, 813-814).

 [pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com