TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política de Segurança Pública - Policiamento Comunitário

Por:   •  25/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.026 Palavras (13 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA-EAD

Política de Segurança Pública

Policiamento Comunitário

Alunos:

Izídio de Brito Correia

Manoel Domingos da Silva

Nilson Ortega da Conceição

Romildo Gonçalves da Silva

Sorocaba-SP

2013

IZÍDIO DE BRITO CORREIA

MANOEL DOMINGOS DA SILVA

NILSON ORTEGA DA CONCEIÇÃO

ROMILDO GONÇALVES DA SILVA

Política de Segurança Pública

Policiamento Comunitário

Sorocaba-SP

2013

RESUMO

O aumento nas taxas de crime e os elevados números de ocorrências a eles associados e a crescente importância dada ao assunto, evidenciada em pesquisa de opinião, tem levado os governos e a sociedade civil a encarar o problema da criminalidade como um dos mais sérios obstáculos ao desenvolvimento. Implantar e implementar políticas que permitam prevenir e reduzir o crime e a violência torna-se o desafio. O objetivo deste trabalho é verificar se o policiamento comunitário no município de Sorocaba-SP especificamente no Bairro Éden e funcional é eficaz. Procurou-se através de entrevista realizada com o comandante da base “Policia Comunitária João Teodoro” e com munícipes do bairro do Éden e Adjacências. A análise das fontes e entrevistas, levou-nos a considerar que o policiamento comunitário desta Base esta funcionando plenamente, tanto física como operacional.

Palavras-chave: Comunidade, Polícia Comunitária.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------ PAG-1

1.1 JUSTIFICATIVA--------------------------------------------------------------------- PAG-2

1.2 OBJETIVO GERAL----------------------------------------------------------------- PAG-3

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS----------------------------------------------------- PAG-3

2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA-----------------------------------------------------PAG-4

3.METODOLOGIA-------------------------------------------------------------PAG-5, 6,7,8,9

4 RESULTADOS-------------------------------------- PAG-10,11,12,13,14,15,16,17,18

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS--------------------------------------------------------PAG-19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS----------------------------------------------- PAG-20

1- INTRODUÇÃO

A sociedade exige das instituições policiais solução de problemas que geram insegurança, acreditando que a eliminação da ocorrência dos delitos esta na ação policial, relegando o segundo plano a análise das causas econômico-social que levam estes fatos a surgirem.

Implantar e programar políticas que permitam prevenir e reduzir o crime e a violência é um desafio, cujo marco fundamental é o desenvolvimento de pesquisas que permitam avançar na compreensão das causas desses fenômenos.

O aumento dos conflitos violentos urbanos nas sociedades modernas tem apontado o aprofundamento das desigualdades sociais que acabam por vitimar parte da população das cidades e neste contexto esta a cidade de Sorocaba-sp.

A estratégia das autoridades para aproximar a Policia da comunidade, é uma tarefa difícil, pois é necessário saber o que policiais pensam desses grupos sociais e a representação que tais grupos têm em relação ao aparato policial.

Visando um novo modelo de policiamento, atualmente o modelo mais discutido é o policiamento comunitário, o qual visa outra abordagem em detrimento do tradicional sempre orientado para o incidente, capaz de proporcionar inovações na dinâmica da atuação policial.

No Brasil este modelo de policia comunitária iniciou-se no ano de 1999, através do acordo de Cooperação Técnica Brasil / Japão. A Base Comunitária João Teodoro-localizada no Bairro do Éden no município de Sorocaba-SP iniciou-se em (2005) em (2009) houve uma reforma onde se encontra da mesma forma até os dias de atuais.

1.1 JUSTIFICATIVA

Com o desejo de se aproximar mais o cidadão de Sorocaba a policia Militar criou no ano de 2005 o policiamento comunitário, que é uma filosofia e, ao mesmo tempo, uma estratégia institucional. Como filosofia, permeia todos os níveis da P.M. e é absorvida por todos os policiais militares, que aprendem e aplicam conceitos primários de solidariedade e respeito às individualidades no cotidiano do trabalho com a população. Enquanto estratégia direciona esforços, medidas e programas institucionais no sentido de criar continuamente condições de aproximação com a comunidade.

A diretriz do policiamento comunitário compreende o estreitamento dos laços entre a P.M. e a população. O trabalho é baseado no conceito de que tanto a policia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver os problemas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

1.2 OBJETIVO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com