TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Recensão Crítica

Por:   •  8/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Sociologia da Educação I

Licenciatura em Educação (regime pós-laboral)

2018/2019

Recensão crítica

 Os excluídos do interior - Pierre Bourdieu

[pic 2]

Figura 1- Pierre Félix Bourdieu

Pierre Félix Bourdieu nasceu no dia 1 de agosto de 1930, em Denguin, França.

Foi um importante sociólogo e pensador francês, também autor de várias obras muito importantes para o entendimento da Sociologia e da Etnologia no século XX.

 Mudou-se para Paris, ingressou na Faculdade de Letras, onde se licenciou em Filosofia, e obteve graduação em 1954.

Entre 1958 e 1960, foi professor assistente na Faculdade de Argel.

A partir de 1960, Bourdieu obteve análises no âmbito da sociologia da educação e da cultura que influenciaram algumas gerações, onde obteve o reconhecimento de alguns estudantes e investigadores. Bourdieu, nas suas obras, investigou as sociedades de classes, que é um tema muito procurado por investigadores, onde se pretende compreender como é que pequenos grupos de indivíduos conseguem apropriar-se dos meios de dominação, que lhes permitem representar a realidade. Para compreender o mundo, é necessário transformar-se num instrumento de libertação. A cultura, é um sistema que se torna num móvel de lutas entre grupos sociais, com a finalidade de manter distanciamentos distintos entre classes sociais, a dominação cultural encontra-se numa posição na hierarquia social que corresponde a uma cultura especifica (média, de massa, elitista), que são caracterizadas pela pretensão, pela privação e pela distinção, respetivamente.

Bourdieu afirma, que a escola é vista como um meio reprodutor de dominação, cuja função é servir de instrumento de legitimação das desigualdades sociais, é conservadora e preserva a dominação das classes privilegiadas sobre as classes populares, sendo então vista como um instrumento que reforça as desigualdades, pois existe um acesso distinto à cultura segundo a origem de classe.

Para Pierre Bourdieu, “para que sejam desfavorecidos os mais favorecidos, é necessário e suficiente que a escola ignore, no âmbito dos conteúdos do ensino que transmite, dos métodos e técnicas de transmissão e dos critérios de avaliação, as desigualdades culturais entre as crianças das diferentes classes sociais. Tratando todos os educandos, por mais desiguais que sejam eles de fato, como iguais em direitos e deveres, o sistema escolar é levado a dar sua sanção às desigualdades iniciais diante da cultura”.

Bourdieu escreveu ‘’Os excluídos do interior’’, que retrata novas formas de desigualdade escolar, onde se separam os educandos segundo o itinerário escolar, a sala de aula, o local de ensino, o tipo de estudos e as opções curriculares. De certa forma, trata-se de uma ‘’exclusão branda’’ que passa despercebida. Pierre argumenta que ‘’conservando em seu interior os excluídos, postergando sua eliminação, e reservando a eles os setores escolares mais desvalorizados.’’ Quando se observam os critérios de avaliação, é frequente verificar-se: assiduidade, organização dos cadernos, comportamento, dicção, aparência física etc. Estes critérios, oferecem aos professores uma grande margem de avaliação, ‘’A escola permanece uma das instituições principais de manutenção de privilégios’’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (77 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com