TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relevância Da Pesquisa Social Na Atuação Do Profissional Do Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: A Relevância Da Pesquisa Social Na Atuação Do Profissional Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

A Relevância da Pesquisa Social na atuação do Profissional do Serviço Social

Metodologia Científica é um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento de maneira sistemática. Pesquisadores das mais diversas áreas a utilizam para se obter conhecimento acerca de um determinado tema.

As atividades de pesquisa, basicamente, procuram responder as questões propostas em indagações, dúvidas ou onde não haja conhecimento de um determinado fato.

Sua classificação se dá de acordo com a área da ciência, a natureza da pesquisa, os seus objetivos, seus procedimentos e forma de abordagem e apresenta as seguintes modalidades: Exploratória, Teórica, Aplicada, Pesquisa de campo, Experimental e Bibliográfica.

Existem diversos tipos de pesquisas, as quais podem ser definidas de acordo com a forma de abordagem, podendo ser quantitativa ou qualitativa.

As pesquisas são de extrema importância para o campo do serviço social, tanto quanto para outros campos de atuação do ser humano, pois fornecem informações imprescindíveis para a formulação de projetos, políticas públicas, etc.

A pesquisa pode construir o conhecimento científico, isto por que ela favorece a ruptura do senso comum e gera um novo conhecimento com base em fundamentos teóricos relevantes construídos com base em uma metodologia adequada.

A pesquisa é um recurso importante no conhecimento da realidade social, da manifestações da questão social, e para a intervenção de alguns profissionais.

Todas as pesquisas requerem o comprometimento e o envolvimento do pesquisador na pesquisa, na busca da objetividade e resultados que delimitem ao menos uma direção, um rumo e a direção da problemática. Isso é visto com bastante influência no estabelecimento de regras no trato de proceder cientifico influenciado pela orientação positivista que aponta para a utilização de procedimentos rigorosamente empíricos com vistas no máximo dessa objetividade na pesquisa; quanto mais nos aproximamos da realidade, mais são os resultados positivos encontrados. Tendo ciência de que nas sutilezas e nos detalhes, estão as respostas para as diversas situações das questões sociais.

Em todas as profissões a pesquisa é um elemento fundamental e não é diferente no caso do assistente social.

O Serviço Social é uma profissão que se legitimou historicamente pela sua forma de intervenção na realidade social.

Atualmente é através da pesquisa que se tem verificado o avanço dessa profissão.

Profissão essa que é rica em termos de possibilidades de pesquisa e tem a sua disposição inúmeros objetos de pesquisa, além de lidar em seu cotidiano de trabalho com diversos dados e informações acerca da realidade social e das condições de vida da população usuária de seus serviços.

Para o Serviço Social o conhecimento da realidade é essencial ao profissional, qualquer que seja a área de inserção sócio ocupacional.

A pesquisa ao ser introduzida na prática profissional pode levar o profissional a rever e reconstruir seu trabalho e o próprio Serviço Social, contribuindo na eliminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com