TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE E DA INSERÇÃO DOS AFRODESCENDENTES E DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NO ÂMBITO SOCIAL E PROFISSIONAL.

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE E DA INSERÇÃO DOS AFRODESCENDENTES E DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NO ÂMBITO SOCIAL E PROFISSIONAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO SUPERIOR DE RECURSOS HUMANOS

CURSO SUPERIOR GESTÃO FINANCEIRA

EMPREENDEDORISMO

CARLA TEIXEIRA DA MOTA

MARILEI KRASUSKI

KATIUSCIA SILVA

TÂNIA MARIA LANFREDI

“A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE E DA INSERÇÃO DOS AFRODESCENDENTES E DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NO ÂMBITO SOCIAL E PROFISSIONAL.”

CAXIAS DO SUL, MAIO DE 2014

1- Como as empresas podem incorporar práticas mais sustentáveis no seu dia a dia? Cite exemplos.

R: Ecologia e empresa eram considerados dois conceitos e realidades diferentes. A ecologia é à parte da biologia que estuda a relação entre os organismos vivos e seu ambiente. Dessa forma a ecologia é entendida como uma ciência específica dos naturalistas, distanciada da visão da Ciência Econômica e Empresarial. Para a empresa o meio ambiente que estuda ecologia constitui simplesmente o suporte físico que fornece a empresa os recursos necessários para desenvolver sua atividade produtiva e o receptor de resíduos que se geram.

Alguns setores já assumiram tais compromissos com o novo modelo de desenvolvimento, ao incorporarem nos modelos de gestão a dimensão ambiental. A gestão de qualidade empresarial passa pela obrigatoriedade de que sejam implantados sistemas organizacionais e de produção que valorizem os bens naturais, as fontes de matérias-primas, as potencialidades do quadro humano criativo, as comunidades locais e devem iniciar o novo ciclo, onde a cultura do descartável e do desperdício sejam coisas do passado. Atividades de reciclagem, incentivo à diminuição do consumo, controle de resíduo, capacitação permanentes dos quadros profissionais, em diferentes níveis e escalas de conhecimento, fomento ao trabalho em equipe e às ações criativas são desafios-chave neste novo cenário.

A nova consciência ambiental, surgida no bojo das transformações culturais que ocorreram nas décadas de 60 e 70, ganhou dimensão e situou o meio ambiente como um dos princípios fundamentais do homem moderno. Nos anos 80s, os gastos com proteção ambiental começaram a ser vistos pelas empresas líderes não primordialmente como custos, mas como investimentos no futuro e, paradoxalmente, como vantagem competitiva.

2- Porque ser uma empresa com sustentabilidade é, e sempre será cada vez mais um diferencial competitivo?

R: Uma empresa sustentável é mais competitiva em seu mercado porque é capaz de aumentar as suas margens de lucro ou reduzir o preço de venda, já que seus custos fixos são menores. Além disso, contam com um diferencial em um momento em que os consumidores estão cada vez mais conscientes e preocupados em diminuir seu impacto no meio ambiente.

3- Fale dos indicadores do Instituto ETHOS. O que são, para que servem?

R: Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão, de uso gratuito, que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio, de modo que esse venha a ser sustentável e responsável. A ferramenta é composta por um questionário que permite o autodiagnostico da gestão da empresa e um sistema de preenchimento on-line que possibilita a obtenção de relatórios, por meio dos quais é possível fazer o planejamento e a gestão de metas para o avanço da gestão na temática da RSE/Sustentabilidade.

A atual geração dos Indicadores Ethos, que será continuamente aprimorada, apresenta uma nova abordagem para a gestão das empresas e procura integrar os princípios e comportamentos da RSE com os objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com