TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Replubica De Platao

Pesquisas Acadêmicas: A Replubica De Platao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  8.159 Palavras (33 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 33

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UEG-URUAÇU

CURSO PEDAGOGIA

A REPÚBLICA DE PLATÃO

URUAÇU-GO, ABRIL DE 2013  

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UEG- URUAÇU

CURSO PEDAGOGIA

AUTORES: DANIELA DE JESUS

MARÍLIA E DANIELE RAIANE

A REPÚBLICA DE PLATÃO

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE TEOR. SOC.

EDUC. ESTADO, PARA FINS AVALIATIVOS.

ORIENTADORA: SANDRA GOMES

URUAÇU-GO, ABRIL DE 2013

INTRODUÇÃO

No século IV a.C., em data imprecisa, surgiu em Atenas à primeira concepção de sociedade perfeita que se conhece. Tratou-se do diálogo A República de Platão, escrito por Platão, cujo acreditam que seu nome verdadeiro era Arístocles, Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas, entre eles a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento. A sofisticação de Platão como escritor é especialmente evidente em seus diálogos socráticos; trinta e cinco diálogos e treze cartas são creditadas tradicionalmente a ele. Nasceu em Atenas provavelmente em 427 a.C.. Inicialmente, Platão entusiasmou-se com a filosofia de Crátilo, um seguidor de Heraclito. No entanto, por volta dos 20 anos, encontrou o filósofo Sócrates e tornou-se seu discípulo até a morte deste. Pouco depois de 399 a.C. Platão viajou por várias cidades. Em seu retorno, fundou a Academia. A instituição logo adquiriu prestígio e a ela acorriam inúmeros jovens em busca de instrução e até mesmo homens ilustres a fim de debater ideias. Em 367 a.C.. De volta para Atenas em 360 a.C.. Platão permaneceu na direção da Academia até sua morte, em 347 a.C..

Essa é a obra mais extensa e a mais importante do autor. Nela ele expõe suas principais ideias: Teoria do Mundo das Idéias (Hiper Urânio); o Filósofo Rei, a Imortalidade da Alma, etc. Platão idealiza uma cidade, na qual dirigentes e guardiões representam a encarnação da pura racionalidade. Neles encontra discípulos dóceis, capazes de compreender todas as renúncias que a razão lhes impõe, mesmo quando duras. Os interesses pessoais se casam com os da totalidade social, e o príncipe filósofo é a tipificação perfeita do demiurgo terreno. Apesar de tudo isso e desse ideal de Bem comum, Platão parece reconhecer o caráter utópico desse projeto político. Tendo em vista esse ideal, o trabalho manual continuava não valorizado no âmbito da cidade-estado. Apesar do título esta obra não tem com ponto principal a reflexão sobre teoria política.

A REPÚBLICA DE PLATÃO

Sócrates e Glauco voltando de suas preces à deusa Bêndis de um novo culto trácio em Atenas, Desciam ao Pireu, quando Polemarco (filho de Céfalo) mandou um escravo abordá-los e pediu que eles esperassem por Polemarco, que chegou acompanhado de Adiamanto(irmão de Glauco),de Nicerato(filho de Nícias) e de alguns outros. Percebendo que Sócrates estava indo embora da cidade eles praticamente forçaram eles a permanecer lá. Foram todos para casa de Polemarco encontrando seu pai Céfalo, Lísias e Eutidemo, seus irmãos, Trasímaco e clitofon.

Sócrates pergunta sobre a velhice. Então Céfalo começa a contar sobre os limites da idade avançada, isto é, a pacificação das paixões, moderação dos sentimentos, como usar dos bens materiais sensatamente e, principalmente, o termo da morte próxima e o despertar de um reexame da vida. Céfalo diz que quando se reúne com pessoas da mesma idade alguns lastimam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com